Escala virtual de estivadores passa por reformulação no Porto

Sistema foi melhorado para não travar e categoria deve votar novo modelo de escala

Por: Da Redação  -  05/11/20  -  12:06
Cabe ao Ogmo fiscalizar e orientar o uso correto das estações de higienização durante as operações
Cabe ao Ogmo fiscalizar e orientar o uso correto das estações de higienização durante as operações   Foto: Arquivo

O Sindicato dos Estivadores (Sindestiva) informa que tem negociado com o Órgão Gestor de Mão de Obra (Ogmo) os últimos detalhes para melhorar o ponto de escalação virtual. De acordo com o diretor beneficente da categoria, Sandro Olímpio da Silva, o sistema on-line apresentava problemas e impediu a escala de muitos profissionais, que ficaram sem trabalho. O Ogmo foi procurado, mas não respondeu. 


Clique aqui e assine A Tribuna por apenas R$ 1,90. Ganhe, na hora, acesso completo ao nosso Portal, dois meses de Globoplay grátis e, também, dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


O representante dos estivadores lembra que a escala virtual já era uma opção antes da pandemia, mas que a categoria ainda optava pela escala presencial. Com a quarentena, a seleção à distância se tornou a única possibilidade. “(O sistema) não suportou. Vinha com travamentos diários”. 


Olímpio conta, no entanto, que além de o sistema ter passado por uma reformulação para atender a demanda de mais profissionais, o modelo de escalação deve ser alterado. Ele explica que, hoje, os profissionais são escalados por chamada – o processo tem hora para começar, mas não para terminar. Nele, o estivador deve aguardar o preenchimento de todas as requisições. 


A escala por escolha é vista pelo diretor como a melhor para a categoria, e será colocada em votação. “Vai ter horário para início e fim. Acabado o tempo, ela vai automaticamente fazer os pontos e preencher as requisições”.


Treinamento e assembleia
A diretoria do Sindestiva já passou por palestra junto ao Ogmo para entender detalhes do modelo de escala por escolha e, agora, será submetida a fase de treinamentos do sistema atualizado.


Passado esse período, os trabalhadores serão convocados pelo sindicato para conhecerem o sistema e modelo de escala. Haverá uma assembleia, ainda sem data definida, nela os estivadores vão ter que decidir se permanecem na escala por chamada ou migrarão para a escala por escolha. 


Logo A Tribuna
Newsletter