Embarcação para dragagem do Porto chega a Santos

Outros equipamentos ainda são aguardados pela Autoridade Portuária de Santos

Por: Da Redação  -  21/05/20  -  12:37
Duas áreas do Porto de Santos foram arrematadas em leilão na B3, em São Paulo
Duas áreas do Porto de Santos foram arrematadas em leilão na B3, em São Paulo   Foto: Divulgação/Governo do Brasil

Um batelão que será utilizado para a dragagem de berços de atracação chegou ao Porto de Santos. Outros equipamentos ainda são aguardados pela Autoridade Portuária de Santos, novo nome da Companhia Docas do Estado de São Paulo, a Codesp. 


A embarcação, de fundo chato, é da DTA Engenharia. A empresa, responsável pela manutenção das profundidades do Porto de Santos, já recebeu a ordem de serviço para o início dos trabalhos. Resta apenas a finalização do cronograma de dragagem. 


“Após a chegada e a vistoria dos equipamentos pela Autoridade Marítima, os serviços serão iniciados de acordo com cronograma que está em fase final de elaboração. O plano prevê atender, prioritariamente, os berços mais afetados pelo assoreamento recentemente identificado”, destacou a Autoridade Portuária, em nota. 


Dos 64 berços de atracação do Porto de Santos, sete perderam calado operacional (limite da profundidade que a embarcação pode atingir sem afetar sua segurança). O problema foi causado pela demora na realização de obras de dragagem de manutenção. 


Entre os pontos de atracação afetados, estão destinados a navios porta-contêineres. Na Brasil Terminal Portuário (BTP), que fica na Alemoa, houve redução de calado em três berços. O mesmo aconteceu no Tecon, administrado pela Santos Brasil, na Margem Esquerda (Guarujá). 


Imagem


Esta não é a primeira vez que terminais do Porto de Santos perdem a chance de receber navios de grande porte. Segundo usuários, além de reduzir competitividade do cais santista, o problema afeta a imagem do complexo.


Logo A Tribuna
Newsletter