Em quarentena, MSC Seaview registra 80 casos confirmados de covid-19

Embarcação está na área de fundeio do Porto de Santos com 615 marítimos a bordo

Por: Fernanda Balbino  -  04/05/20  -  21:22
Atualizado em 04/05/20 - 21:23
Maior transatlântico a desembarcar no Porto de Santos chegou ao terminal marítimo nesta sexta
Maior transatlântico a desembarcar no Porto de Santos chegou ao terminal marítimo nesta sexta   Foto: Carlos Nogueira/AT

O navio de cruzeiros MSC Seaview tem 80 casos positivos de covid-19 em sua tripulação. A embarcação está na área de fundeio do Porto de Santos com 615 marítimos a bordo.  


De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os diagnósticos se referem ao resultado de 585 exames. A embarcação ainda aguarda o resultado de 30 coletas.  


O navio está de quarentena depois que 10 pessoas na embarcação tiveram resultado positivo em testes rápidos, na última quinta-feira (30). Os testes laboratoriais do tipo PCR são mais precisos que os testes rápidos.  


Segundo a Autoridade Sanitária, a decisão pela aplicação dos testes rápidos e laboratoriais foi da MSC Cruzeiros, que custeou os exames.  


Agora, o Seaview está em quarentena por, pelo menos, até o próximo dia 14. Há, ainda, outro navio da mesma companhia que registrou um caso de covid-19, o MSC Musica. 


Neste caso, a quarentena termina nesta segunda-feira (4). Com isso, tudo indica que a embarcação estará livre a partir desta terça (5). O Musica está na Barra de Santos com 296 tripulantes a bordo.   


Ele foi colocado em quarentena porque um tripulante teve teste positivo para covid-19 após uma internação hospitalar para tratar um quadro de anemia. O teste foi realizado antes do tripulante ter alta no hospital.   


Já o cargueiro Bárbara segue em quarentena até o próximo dia 15. A decisão foi tomada após dois tripulantes terem sido contaminados pelo coronavírus. A detecção ocorreu após resultado positivo em testes rápidos aplicados a bordo.  


Segundo a Anvisa, a empresa marítima solicitou a contraprova e realizou coletas para fazer exames laboratoriais em toda a tripulação. A embarcação está em fundeio. 


Procurada pela Reportagem, a MSC informou que o Seaview está em Santos desde o dia 19 de março, depois que realizou o desembarque de passageiros de seu último cruzeiro, devido a paralisação de todos os navios da MSC Cruzeiros em todo o mundo. Nos últimos 35 dias, os tripulantes a bordo estiveram em isolamento preventivo, em cabines individuais, para proteger sua saúde e bem-estar.


Ainda segundo a companhia, "essas são as mesmas medidas aplicadas em todos os nossos navios globalmente, enquanto os tripulantes aguardam o desembarque para voltar para casa, assim que os voos para seus países de origem estiverem disponíveis e asrestrições de fronteira forem revogadas".


A MSC disse ainda que, em preparação para o desembarque nas próximas semanas de mais membros da tripulação,  foram iniciados os testes para Covid-19 em todos os indivíduos atualmente a bordo do navio. "Um pequeno número de tripulantes inesperadamente testou positivo, apesar das rigorosas medidas adotadas nas últimas seis semanas e, por precaução, testaremos de forma imediata novamente todos eles".


"Enquanto aguardamos os resultados, todos a bordo continuarão isolados em cabines individuais com varanda. Continuaremos a trabalhar em estreita colaboração com a Anvisa e a seguir todas as orientações de saúde para o bem-estar de todos os que estão no navio", finaliza a nota da MSC.


Logo A Tribuna
Newsletter