Dragas estão a caminho do Porto de Santos

As obras serão iniciadas pelos berços de atracação de terminais de contêineres e serão realizadas pela DTA Engenharia.

Por: Fernanda Balbino  -  19/05/20  -  15:13
Contrato entre APS e DTA Engenharia prevê a manutenção das profundidade no canal e nos berços
Contrato entre APS e DTA Engenharia prevê a manutenção das profundidade no canal e nos berços   Foto: Carlos Nogueira

As duas dragas para a dragagem do Porto de Santos devem chegar entre esta terça (19) e quarta-feira (20) ao cais santista. As obras serão iniciadas pelos berços de atracação de terminais de contêineres e serão realizadas pela DTA Engenharia. 


A primeira frente de trabalho deve durar cerca de duas semanas. Esta é a estimativa de tempo para a recuperação do calado de berços de terminais de contêineres que sofreram com o assoreamento (deposição de sedimentos). 


Após a chegada das embarcações, elas terão de ser inspecionadas pela Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP). O procedimento é de rotina e necessário sempre que uma nova embarcação chega ao cais santista para prestar serviço. 


Segundo a Autoridade Portuária de Santos, também é necessária a emissão do termo de recebimento do serviço realizado pelo Departamento de Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Isto porque o órgão era responsável pela frente de dragagem da Van Oord Operações Marítimas, em contrato firmado pela antiga Secretaria de Portos. 


Segundo a DTA Engenharia, com a chegada das embarcações, serão feitos treinos de segurança e meio ambiente da equipe. Em seguida, a estatal que gere o Porto deve liberar o início da obra. 


Logo A Tribuna
Newsletter