Draga holandesa começa a recuperar berços do cais santista nesta sexta-feira

A empresa Van Oord Operações Marítimas utilizará duas embarcações no serviço

Por: Fernanda Balbino & Da Redação &  -  20/12/19  -  09:53
  Foto: Silvio Luiz/AT

A draga Geopotes 15 chegará nesta sexta-feira (20) ao Porto de Santos. A embarcação foi deslocada do Porto de Itajaí (SC) e será responsável pela dragagem do cais santista. Na quinta (19), às 9 horas, a draga Yogi iniciou o nivelamento de berços de atracação na Ilha Barnabé, na Margem Esquerda do complexo.


Os serviços são executados pela Van Oord Operações Marítimas, contratada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), do Ministério da Infraestrutura. A empresa holandesa utilizará as duas embarcações no serviço.


Apesar de não ter sido a contratante do serviço, a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp, a Autoridade Portuária de Santos) informou que essa obra irá “estabelecer melhores condições de operacionalidade nos berços da Ilha bem como nos da Alemoa”.


Yogi faz o nivelamento dos berços afetados pelo assoreamento. Também foram afetados pela falta de dragagem pontos da Alemoa. Todos são utilizados para operações com granéis líquidos, como produtos químicos e combustíveis. Como consequência, a movimentação dessas cargas foi prejudicada, causando prejuízos a usuários do Porto.


Após o nivelamento, a Geopotes 15 fará a sucção dos sedimentos. Esta embarcação deve chegar nesta sexta ao cais santista e começará os serviços em seguida. A estimativa é que os principais locais de assoreamento em berços sejam corrigidos em 15 dias. Tudo depende do cronograma a ser elaborado e da disponibilidade dos pontos de atracação.


Em paralelo, a Codesp busca concluir a licitação para a contratação da dragagem do Porto por dois anos. A DTA Engenharia apresentou a melhor proposta – de R$ 274,7 milhões – e foi habilitada para o serviço.


A Autoridade Portuária julgou “improcedente” o recurso administrativo interposto pela Van Oord, que apontou falhas na proposta da concorrente e questionou as embarcações que serão utilizadas.


Logo A Tribuna
Newsletter