EDIÇÃO DIGITAL

Quinta-feira

25 de Abril de 2019

Descarrilamento de trem espalha toneladas de soja no Porto de Santos

Ibama avalia eventuais danos causados pelo acidente

Um acidente causou o derramamento de toneladas de soja no acesso ao Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (Tiplam), no Porto de Santos, nesta quarta-feira (10). A empresa confirmou o descarrilamento de dois vagões. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) avalia possíveis danos ambientais.

De acordo com a VLI, empresa responsável pela operação do Tiplam, as causas do acidente são desconhecidas. O terminal fica localizado próximo ao Canal de Piaçaguera, e o principal acesso terrestre é pela região do Polo Industrial de Cubatão, por meio da Rodovia Cônego Domênico Rangoni.

No período da manhã, fiscais do Ibama vistoriaram o trecho do acidente para avaliar possíveis danos ao meio ambiente.  A equipe encontrou funcionários da empresa realizando a limpeza e retirada da soja.

A VLI confirmou, em nota, que o acidente não ocasionou impactos ambientais e operacionais, e que uma equipe estava no local no período da manhã para retirada do produto. A quantidade de soja derramada não foi divulgada pela companhia.