Deputada federal pede testes para trabalhadores portuários avulsos

Segundo cálculo de Rosana Valle (PSB-SP), testes rápidos atenderiam cerca de 5 mil funcionários

Por: Da Redação  -  20/05/20  -  18:49
Ação da prefeitura vai acontecer neste final de semana no Centro e Área Continental de Santos
Ação da prefeitura vai acontecer neste final de semana no Centro e Área Continental de Santos   Foto: Eduardo Valente/FramePhoto/Estadão Conteúdo

A deputada federal Rosana Valle (PSB-SP) pediu ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, que viabilize a realização de testes de covid-19 para trabalhadores avulsos do Porto de Santos. A parlamentar destaca os diversos casos em que tripulantes infectados pela doença chegaram ao cais santista a bordo de embarcações que são locais de trabalho dos portuários. 


A liberação desses navios para operação fica a cargo da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa). No entanto, em diversos casos, o órgão foi notificado sobre suspeitas de contaminação quando os navios já estavam atracados ou em operação. 


“Por isso, é imprescindível a disponibilização, por parte deste Ministério da Infraestrutura, de testes rápidos para a covid-19 a fim de atender cerca de 5 mil trabalhadores portuários avulsos inscritos no Ogmo (Órgão Gestor de Mão de Obra) de Santos”, ressaltou a deputada. 


Recentemente, o presidente da República, Jair Bolsonaro, anunciou a liberação de 32 milhões de testes que estão sendo distribuídos em todo o Brasil. 


“Considerando que a atividade portuária é essencial para a economia do País, julgo imprescindível o implemento de ações que visam a continuidade da prestação dos serviços que mantenham a plena circulação e abastecimento de insumos, mercadorias e itens básicos necessários no cotidiano da população brasileira”, destacou a parlamentar.


A deputada aponta, ainda, a necessidade de preservação da saúde do capital humano e a segurança do portuário. “O Porto de Santos, responsável por 28% da balança comercial brasileira, e que recebe, em média, 13,4 navios por dia, precisa garantir aos seus trabalhadores a possibilidade de realização dos testes neste momento de pandemia”, cobrou. 


Procurado, o Ministério da Infraestrutura não respondeu se irá oferecer os testes aos portuários avulsos até o fechamento desta edição.


Logo A Tribuna
Newsletter