Curso que ensinará empresas a exportar está com inscrições abertas

Exporta SP contará com encontros presenciais, workshops, atividades EAD e consultorias individuais

Por: Beatriz Araujo & Colaboradora &  -  06/02/20  -  23:10
Bruna Barros e Rodrigo Zanethi participaram do Fórum Porto & Mar desta segunda-feira
Bruna Barros e Rodrigo Zanethi participaram do Fórum Porto & Mar desta segunda-feira   Foto: ( Matheus Tagé)

Um projeto de capacitação vai ensinar micros, pequenas e médias empresas paulistas, assim como startups, a exportar. Esse é o objetivo do Programa Paulista de Capacitação para Exportadores - Exporta SP, lançado no último dia 30 pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a InvestSP.


A ideia, segundo os organizadores, é abrir as portas do mercado internacional a empreendedores interessados em se aprimorar na área. As inscrições já estão abertas.


Neste primeiro ano da iniciativa, serão selecionadas 150 empresas que buscam expandir sua atuação para o exterior. As inscrições podem ser feitas por meio do site da InvestSP (https://www.investe.sp.gov.br/exporte/exportasp/), com o preenchimento de um formulário. Esta primeira fase do processo se encerra na no dia 28 de fevereiro.


“O mercado do Brasil está se recuperando e isso é muito importante para os empreendedores. Mas, ter a opção de outros mercados para atuar é tão importante quanto”, afirma a assessora da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico do Estado Bruna Barros. que está coordenando o Exporta SP.


Bruna apresentou o programa Exporta SP e destacou as oportunidades que ele criará para empresários paulistas, durante sua participação no Fórum Porto & Mar desta semana. O programa de debates e entrevistas, voltado ao setor portuário, é transmitido ao vivo, sempre às segundas-feiras, a partir das 15h, na página do Facebook do Grupo Tribuna (www.facebook.com/grupo.tribuna/). Suas edições também ficam disponíveis na íntegra neste mesmo endereço.


O grande diferencial do Exporta SP são as consultorias que serão realizadas com as empresas selecionadas. Além de encontros presenciais, da série de capacitações fornecidas pela Fundação Instituto de Administração (FIA, da Universidade de São Paulo), de workshops e de atividades EAD, estão planejadas reuniões individuais de cada empresa com profissionais que atuam, efetivamente, no ramo da exportação e que acompanharão e auxiliarão em todo o processo.


Essa consultoria irá além dos cinco meses da capacitação - que têm início previsto para o mês de março. O acompanhamento continuará por dois anos, disse Bruna.


“A exportação não é um bicho de sete cabeças e este projeto, com a mentoria, ajudará a mostrar isso”, diz o coordenador da Câmara Setorial de Assuntos Aduaneiros da Associação Comercial de Santos, o advogado e professor universitário Rodrigo Zanethi , outro convidado dessa edição do Fórum Porto & Mar.


Para Zanethi, o ‘pré-exportação’ é o maior ‘entrave’ para as pequenas empresas. “Às vezes eles têm mercado lá fora, mas lidar com a burocracia interna - que já diminuiu - e o receio de lidar à distância com pessoas que não conhecem, acabam sendo os principais medos”, disse. 


Entre os critérios de seleção para participar do curso, o Exporta SP levará em consideração a "maturidade empresarial" dos empreendimentos e analisará se, realmente, é o momento deles investirem na exportação. “Avaliaremos a maturidade empresarial dos negócios. Como a empresa é formatada, qual a qualidade de seu produto e quanto o mercado externo está propenso a aceitá-lo”, explica a coordenadora do projeto.


Caso a empresa não seja escolhida, ainda há outros caminhos para ela se capacitar e ampliar suas atividades, relembra Bruna Barros. “É possível voltar - umas casas - para se preparar melhor”. Segundo ela, a Secretaria de Desenvolvimento disponibiliza outros projetos voltados a empreendedores, como o Empreenda Rápido e o Simplifica SP. Para saber mais, é só acessar o site da secretaria (http://www.desenvolvimentoeconomico.sp.gov.br/programas/).


Este ano o Exporta SP acontecerá em seis pólos - na Região Metropolitana de São Paulo, Registro, Campinas, São José dos Campos, São José do Rio Preto e Franca. A previsão é de que, nos próximos anos, o programa se expanda para outras regiões, como para a Baixada Santista. Mas, segundo Bruna, isso não impede que empreendedores de Santos e das cidades vizinhas participem dessa primeira turma. Eles podem se candidatar e, se selecionados, integrar os núcleos já definidos.


"Cerca de 11 mil dos exportadores do país estão concentrados em São Paulo. Com nosso objetivo de atender 1.200 empresas no Exporta SP até 2023, queremos aumentar nossa base exportadora, assim como fomenta-la na Baixada Santista”, ressalta a assessora.


Logo A Tribuna
Newsletter