Conheça o Porto: Sinalização náutica

Recursos ajudam nas manobras dos navios, demarcando os limites da área de navegação do canal e as regiões de manobra

Por: Da Redação  -  21/12/19  -  22:09
Corpo ainda sem identificação foi localizado próximo da sinalização na entrada do canal do Porto
Corpo ainda sem identificação foi localizado próximo da sinalização na entrada do canal do Porto   Foto: Carlos Nogueira/AT

A sinalização náutica é o conjunto de recursos visuais, sonoros ou radioelétricos instalados em um porto para auxiliar o movimento das embarcações no tráfego marítimo. Os recursos ajudam nas manobras dos navios, demarcando os limites da área de navegação do canal e as regiões de manobra.


A sinalização no Porto de Santos engloba oito faroletes, que indicam o canal de navegação: três no trecho da Ilha Barnabé, um na Fortaleza da Barra, um no Forte da Vera Cruz de Itapema, um em frente à Base Aérea de Santos, um no Valongo, um no Píer 4 da Alemoa.


Os faroletes podem ser observados até 10 milhas náuticas (18 quilômetros) de distância. Já utilizado por antigos navegantes, o equipamento indica se o navio esta na direção certa. Isso acontece quando o navegador consegue posicionar a embarcação de modo a ver os equipamentos alinhados.


O primeiro farol de sinalização náutica no Brasil e também o mais antigo das Américas foi o Farol da Barra, de 1698, localizado em Salvador (BA). Na época, a intenção era alertar os navios sobre perigos como rochas e bancos de areia. Ele fica no Forte de Santo Antônio da Barra, a primeira fortificação do País, de 1536. O Farol da Barra continua a operar até os dias de hoje, garantindo a sinalização náutica aos navegantes na Bacia de Todos os Santos. A responsabilidade é da Marinha do Brasil.


Em Santos, além dos faroletes, há 23 boias instaladas ao longo dos 25 quilômetros do canal de navegação. A finalidade é delimitar o canal de acesso.A instalação e o gerenciamento dessas boias são de responsabilidade da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp, a Autoridade Portuária de Santos).


Logo A Tribuna
Newsletter