Conheça o Porto: O Porto e a Vigilância Agropecuária

Coluna mostra como são tratadas as cargas de origem animal ou vegetal no Porto de Santos

Por: Da Redação  -  09/11/19  -  18:23
Cargas passam pelo Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro)
Cargas passam pelo Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro)   Foto: Carlos Nogueira/AT

As cargas de origem animal ou vegetal que são embarcadas ou desembarcadas no Porto de Santos passam pelo Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro). O serviço é responsável por verificar a qualidade e a origem das mercadorias, impedindo, principalmente, que estas transmitam pragas e proliferem vírus. 


O Vigiagro é realizado pelos agentes de Vigilância Agropecuária e está ligado à Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).


É também de responsabilidade do Vigiagro a fiscalização de insumos, alimentos para animais, embalagens e suportes de madeira importados, exportados e em trânsito internacional pelo Brasil.


Para isso, os profissionais fiscalizam as cargas na intenção de impedir a entrada e a disseminação de pragas no cais santista, e que possam ameaçar a agropecuária nacional. A atuação da equipe também envolve a vistoria de recipientes utilizados para o transporte de animais ou vegetais. 


A inspeção ocorre em paletes e estruturas de madeira dos contêineres, com objetivo de checar se os materiais não carregam pragas, que podem proliferar no País (especialmente quando são estranhas ao ecossistema local).


Os fiscais agropecuários ainda emitem certificados e encaminham amostras de produtos para análise laboratorial, além de assegurar que vírus transmitidos por animais não entrem no País. 


Segundo o Mapa, atualmente o Vigiagro reúne 111 Serviços (SVAs) e Unidades de Vigilância Agropecuária (Uvagros), localizadas nos portos, aeroportos, postos de fronteira e aduanas especiais do Brasil.


Logo A Tribuna
Newsletter