Conheça o Porto: O Porto e a carga geral

Operações do Porto de Santos incluem a movimentação de carga geral, sendo ela solta ou acondicionada em embalagens específicas

Por:  -  01/12/19  -  00:19
Carga geral pode ser embarcada em sacos, tambores, pallets e contêineres
Carga geral pode ser embarcada em sacos, tambores, pallets e contêineres   Foto: Carlos Nogueira/AT

As operações do Porto de Santos incluem a movimentação de carga geral, sendo ela solta ou acondicionada em embalagens específicas, como sacos, tambores, pallets e contêineres. A primeira envolve carregamentos que não necessitam ser embalados, empacotados ou acondicionados, como veículos, equipamentos industriais ou rochas.


A carga geral foi responsável por 39% da movimentação geral do cais santista no ano passado. E de janeiro a setembro deste ano, por 38%. 


Passam como carga geral conteinerizada produtos como frutas frescas, carnes, café em grãos e eletroeletrônicos. Estes foram os principais movimentados em 2018. O café em grãos, pelo seu alto valor agregado, é exportado em contêineres, assim como as carnes. Os embarques dos grãos representaram 1.226.985 toneladas e de carnes, 776.507 toneladas. Ao total, a carga operada por contêiner somou 45.850.602 toneladas. 


Neste ano, de janeiro até setembro, foram exportadas pelos terminais de Santos 33.915.215 toneladas de cargas conteinerizadas. As principais são o café em grãos e as carnes, com 1.700.702 e 1.183.388 toneladas respectivamente. A celulose continua em alta, com 3.557.453 toneladas.


O destaque da carga geral solta em Santos vai para as exportações de celulose, que chegaram a 4.652.165 toneladas no ano passado.


Esse tipo de carga geral pode vir diretamente da rua (como as cargas de projeto) ou de terminais especializados, como é o caso da celulose – esse produto é embarcado nos terminais especializados da Fíbria/Suzano, Eldorado e DP World Santos. 


Logo A Tribuna
Newsletter