Conheça o porto: fatores de desenvolvimento

Na edição da coluna, será abordado as características necessárias para a instalação e funcionamento de um complexo portuário

Por: Da Redação  -  31/08/19  -  01:56
 Porto de Santos iniciou operações no interior do canal para evitar correntes e rajadas de vento
Porto de Santos iniciou operações no interior do canal para evitar correntes e rajadas de vento   Foto: Carlos Nogueira/ AT

A instalação e o desenvolvimento de um porto não acontecem de forma aleatória. Há alguns fatores que devem estar presentes para que, efetivamente, uma instalação de atracação possa atuar como uma unidade portuária. 


Essas características serão o destaque desta primeira edição da coluna Conheça o Porto no ano.


Um dos principais critérios, de acordo com pesquisadores, é que um porto deve ser um local onde as embarcações podem encontrar abrigo de ventos, ondas e correntes marítimas. Assim, conseguem atracar para embarcar ou desembarcar mercadorias de forma eficiente e segura, diminuindo o risco de o navio perder sua estabilidade devido a uma corrente mais forte ou rajadas de vento. No Porto de Santos, por exemplo, esse foi um dos motivos que levaram o complexo a iniciar suas operações na parte mais interior do canal, onde hoje está o Centro da Cidade. 


Uma segunda característica é que todo porto deve ter um acesso aquaviário com dimensões (largura, profundidade e geometria) para receber os navios a que se destina. Em Santos, onde há um assoreamento (acúmulo de sedimentos) constante no canal de navegação, é necessário dragar essa via continuamente, a fim de manter principalmente sua profundidade. 


Um terceiro fator é a oferta de retroárea, onde as cargas podem ficar armazenadas antes de serem embarcadas ou, no caso de produtos de importação, aguardar a liberação das autoridades.  


Outro critério é a existência de um mercado consumidor nas proximidades (o destino das cargas desembarcadas) ou zonas industriais ou de produção agrícola (de onde vão partir as exportações). Nesse sentido, mostra-se que um porto é parte integrante de uma cadeia econômica.


Por fim, há o quinto fator - uma rede de acessos ligando as zonas produtoras/mercado consumidor ao Porto, ou seja, os acessos ao complexo. 


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