Conheça o Porto: Dragagem

Obra é estratégia para manter ou ampliar o canal de navegação

Por: Da Redação  -  04/10/19  -  22:02
Considerações sobre os serviços de dragagem no Porto de Santos
Considerações sobre os serviços de dragagem no Porto de Santos   Foto: Carlos Nogueira/AT

A dragagem é uma obra de retirada dos sedimentos encontrados no fundo do mar, de um rio, estuário ou canal. Essa manutenção possibilita conservar a profundidade de navegação do trecho que recebeu o serviço. As autoridades portuárias utilizam a intervenção como estratégia para manter ou ampliar o canal de navegação, via essencial para a passagem dos navios de seus complexos.


A profundidade do canal influencia diretamente na capacidade de receber embarcações de grande porte e, consequentemente, mais mercadorias, como também aumenta a segurança durante o tráfego de entrada ou saída dos navios. Sendo assim, a rota marítima com maior profundidade torna-se atrativa para navios mercantes, estimulando o crescimento do complexo marítimo.


O Porto de Santos oferece condições de navegação para calados (altura da parte do casco do navio que fica submersa) de 13,5 metros – essa medida é calculada a partir da profundidade do trecho, descontando uma margem de segurança (folga sob a quilha). A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp, a Autoridade Portuária de Santos) afirma que, após ampliar o aprofundamento do canal em 2013, obteve ganho de até 30% na capacidade de receber embarcações com maior volume de carga.


A última dragagem do cais santista ampliou a profundidade para 15,3 metros. E a Codesp já fala em ampliar essa medida para 17 metros.


Para realizar a dragagem, as autoridades portuárias abrem processos licitatórios para contratar o serviço. A atividade é feita por uma embarcação ou plataforma flutuante munida com equipamentos para remover sedimentos.


Logo A Tribuna
Newsletter