Conheça o Porto: As operações de líquidos no cais santista

Entenda como funciona as operações destas cargas

Por: Da Redação  -  19/10/19  -  19:46
Na Ilha Barnabé existem dois pontos públicos de atracação e um ponto privativo para operar líquidos
Na Ilha Barnabé existem dois pontos públicos de atracação e um ponto privativo para operar líquidos   Foto: Carlos Nogueira/AT

Ácido fosfórico, álcool, amônia, gasolina, sucos cítricos, óleo diesel e combustível. As cargas estão entre os principais granéis líquidos movimentados pelo Porto de Santos no primeiro semestre. De janeiro a julho, mais de 8 milhões de toneladas de granéis líquidos foram movimentadas em Santos. O volume representa 12,7% da movimentação total do cais santista neste período. 


Passam pelo Terminal de Granéis Líquidos da Alemoa produtos como óleo combustível, gasolina, álcool, soda cáustica, produtos químicos e derivados de petróleo. Na instalação, há um pier (ponto privado) com quatro berços de atracação. As embarcações também atracam na parte interna para abastecer os navios com óleo bunker (combustível marítimo). 


Já na Ilha Barnabé, existem dois pontos públicos de atracação e um ponto privativo, onde são movimentados granéis líquidos como álcool, ácido acético, soda cáustica, matéria-prima para indústria de plásticos e farmacêutica, produtos químicos em geral. 


Além destas cargas, o Porto de Santos é o principal do País a escoar suco de laranja. 
Em Santos, são exportados sucos de laranja não congelados. As operações ocorrem, principalmente, no TUP Sucocítrico Cutrale, no Terminal Citrosuco Serviços Portuários (cais do armazém 29) e no Terminal Citrovita (Rhamo). 


Uma parte significativa dos granéis líquidos são transportados por dutovias. O embarque é feito por um conjunto de bombas e braços mecânicos. No navio, as mercadorias são armazenadas em parques de tancagem ou em contêineres. Os líquidos que necessitam de refrigeração são destinados aos reefers.


Logo A Tribuna
Newsletter