Conheça detalhes do novo terminal de passageiros no Valongo em Santos

Diretor de Desenvolvimento de Negócios e Regulação, Bruno Stupello, conta que local ajudará no desenvolvimento do turismo no Centro da cidade

Por: Por ATribuna.com.br  -  05/02/21  -  17:23
Medida faz parte de planejamento estratégico do Porto de Santos e inclui revitalização do Valongo
Medida faz parte de planejamento estratégico do Porto de Santos e inclui revitalização do Valongo   Foto: Divulgação/SPA

A Santos Port Authority (SPA) lançou em dezembro um edital de chamamento público para recebimento de doação de projetos e estudos técnicos para a instalação de um novo terminal de passageiros no Porto de Santos, na região do Valongo, próximo ao Centro Histórico.


Em entrevista para o podcast Baixada em Pauta, do G1 Santos, o Diretor de Desenvolvimento de Negócios e Regulação, Bruno Stupello,dá detalhes sobre o projeto, que além de abrir espaço para novos pontos de atracação, movimentará a região história, investindo na interação porto-cidade.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


O diretor explica que a região do Valongo é a mais indicada para a instalação, já que as outras regiões, em que os navios atracam, ficam no meio da operação de carga, criando assim uma experiência ruim aos turistas e prejudicando a movimentação de carga. "O terminal do Valongo é uma demanda antiga da Cidade de Santos para fomentar o desenvolvimento, tanto do Centro histórico que precisa de uma revitalização, quanto para dar um destino para aqueles ativos com patrimônio histórico cultural dos terminais do Valongo. Esse chamamento é pra colher informações ou pra colher projetos para a região, para que esse terminal seja licitado em um futuro próximo", diz.


Bruno Stupello participou do podcast Baixada em Pauta, do G1 Santos.
Bruno Stupello participou do podcast Baixada em Pauta, do G1 Santos.   Foto: Carolina Faccioli/AT

Um dos objetivos é que a região do Porto de Santos tenha maior interação com a cidade, fomentando a movimentação dos turistas no Centro Histórico, onde eles possam caminhar pela região, que será de fácil acesso aos ativos históricos centrais, como Museu Pelé e Bolsa do Café. Como parte da valorização do Centro, também é necessário um investimento na segurança, queStupelloacredita que virá naturalmente, por conta do investimento e fomento ao turismo.


Em relação ao atual terminal de passageiros, o diretor esclarece que o contrato do local vale até 2038 e que será mantido. "Nenhuma atuação da SPA hoje vai contra os contratos existentes. Todos os contratos são cumpridos na sua integridade. Só que aquele terminal tem apenas um ponto de atracação. Hoje nós temos déficits de pontos de atracação para novos navios".


Ele completa, ainda, dizendo que é cedo dizer quando o projeto ficará pronto, pois tudo depende do andamento dos diferentes setores. "Pensando em cronogramas padrões, a gente conseguiria licitar esse novo terminal dentro de um ano e meio. Depois mais 2 ou 3 anos de construção do terminal. Dentro de quatro anos teria esse terminal funcionando".


Logo A Tribuna
Newsletter