Concais segue recomendações da Anvisa como precaução contra o coronavírus

A intensificação da limpeza e o uso de máscaras por funcionários são algumas das medidas

Por: Matheus Müller  -  02/02/20  -  00:41
Região deixará de lucrar R$ 300 milhões sem a temporada 2020/21 de cruzeiros
Região deixará de lucrar R$ 300 milhões sem a temporada 2020/21 de cruzeiros   Foto: Alexsander Ferraz

O Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini (Concais) decidiu seguir as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) como precaução contra o coronavírus, que já matou quase 300 pessoas na China. As ações passam por mais higienizações nas áreas de contato, como maçanetas e corrimãos, até o uso de máscaras por funcionários. 


“As pessoas que forem passar pelo Concais, (pedimos que) fiquem tranquilas. Estamos cuidando da parte de higiene. Temos uma responsabilidade muito grande. Só este final de semana devemos ter quase 25 mil pessoas transitando por aqui”, diz Sueli Martinez, diretora de operações do Concais.


Segundo ela, alguns passageiros se assustaram assim que viram os profissionais com a proteção. “Tivemos alguns probleminhas. Ficaram preocupados e nós fomos a eles dizendo que é uma prevenção e perguntando se queriam que tirássemos a máscara. Eles devem sentir que nós também estamos seguros”. 


Limpeza


Sueli conta que, seguindo a legislação e recomendações da Anvisa, é feita assepsia de banheiros e superfícies com maior frequência com produtos específicos e certificados pela agência.


“Intensificamos a limpeza. Estamos limpando todas maçanetas e tudo que pode ter contato manual. Toda a ação é para dar tranquilidade as pessoas”. Ela conta que o filtro do ar-condicionado será trocado semanalmente, antes os serviços eram realizados mensalmente. "Não há necessidade, mas é uma prevenção". 


Multiplicadores


A diretora destaca que, como o tema ainda gera muitas dúvidas, existem muitas notícias falsas que deixam as pessoas confusas. “Conversamos com a Anvisa e tomamos a iniciativa de contratar um infectologista para dar uma orientação sobre a prevenção da doença (aos funcionários)”. 


De acordo com ela, será uma palestra curta, de 20 minutos, para três grupos de profissionais.  “O objetivo é que ele (médico) fale as pessoas perguntem para que sejam multiplicadoras. A gente quer estar muito capacitado em saber rebater as notícias falsas”. 


No terminal os televisores apresentam explicações em português e inglês sobre o que é o coronavírus, os sintomas e como prevenir. As informações também são reproduzidas por alto-falantes.


Logo A Tribuna
Newsletter