Companhia Docas conclui reparos na defensa do píer 2 da Alemoa, no Porto de Santos

Atracações de navios carregados com granéis líquidos devem ser liberadas nesta quarta-feira (18)

Por: Fernanda Balbino & Da Redação &  -  18/12/19  -  14:04
Suspeitas de coronavírus afetam a navegação mundial
Suspeitas de coronavírus afetam a navegação mundial   Foto: Luigi Bongiovanni/AT

Os reparos na defensa do píer 2 da Alemoa, no Porto de Santos, foram concluídos. Com isso, as atracações de navios de granéis líquidos devem ser liberadas nesta quarta-feira (18). Técnicos da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), a autoridade portuária, vistoriaram a estrutura. Outras intervenções necessárias, desta vez no píer 1, devem ser entregues em 15 dias.


Os problemas nas defensas, que começaram em setembro, e a falta de dragagem de berços destinados às operações de líquidos, paralisadas em abril, causaram atrasos na entrada de embarcações no cais santista. Hoje, um navio carregado com produtos químicos ou combustíveis aguarda cerca de dez dias por uma janela de atracação.


Os prejuízos de usuários do Porto ultrapassam a marca de R$ 40,7 milhões. O cálculo é do diretor-executivo do Sindicato das Agências de Navegação Marítima do Estado de São Paulo (Sindamar), José Roque.


Os serviços realizados na defensa incluíram inspeção subaquática para verificação da integridade das colunas de sustentação, assim como serviços de reparo e reforço das estruturas, garantindo sua integridade e alinhamento.


Agora, segundo a autoridade portuária, o píer 1 ficará inoperante para o reparo de sua defensa. O prazo para a conclusão dos trabalhos é estimado em 15 dias.


Comemoração


Para Roque, a conclusão dos reparos vem em boa hora. “Temos que reconhecer que a autoridade portuária foi diligente e proativa na solução desse enorme problema, não medindo esforços a área de engenharia para uma solução célere. Aguardamos idêntica iniciativa na dragagem dos berços que sofreram redução de calado”.


Para o presidente da Associação Brasileira de Terminais de Líquidos (ABTL), Carlos Kopittke, a entrega do berço “significará um certo alívio” ao segmento.


Agora, a expectativa gira em torno da contratação da dragagem do Porto de Santos. Segundo o secretário nacional de Portos, Diogo Piloni, isto deve acontecer nos próximos dias.


Logo A Tribuna
Newsletter