Comandante de navio de cargas morre no Porto de Santos

Segundo a Anvisa, por enquanto, não há suspeita de Covid-19. A hipótese mais provável, segundo o órgão, é que o tripulante tenha sofrido um ataque cardíaco

Por: Fernanda Balbino  -  18/05/20  -  20:55
Atualizado em 18/05/20 - 22:22
O navio veio ao Porto de Santos para o embarque de 56.100 toneladas de soja a granel
O navio veio ao Porto de Santos para o embarque de 56.100 toneladas de soja a granel   Foto: Reprodução/Marine Traffic

O comandante do navio de cargas Skywalker morreu na madrugada desta segunda-feira (18) a bordo da embarcação no Porto de Santos. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), por enquanto, não há suspeita de Covid-19. A hipótese mais provável, segundo o órgão, é que o tripulante tenha sofrido um ataque cardíaco.  


O capitão era Filipino e tinha 40 anos. O corpo do marítimo passará por avaliações no Insituto Médipor avaliações no Instituto Médico Legal (IML) e da Polícia Federal.


O navio veio ao Porto de Santos para o embarque de 56.100 toneladas de soja a granel. Por enquanto, não há casos de Covid-19 entre a tripulação da embarcação.


Log in Jatobá desembarca para atendimento 


Três tripulantes do porta-contêineres Log-in Jatobá desembarcaram para atendimento hospitalar no último sábado (16). Dos 21 marítimos da embarcação, 15 têm covid-19. 


A Anvisa colocou o navio em isolamento depois que os casos da doença foram confirmados a bordo por meio de testes laboratoriais. A embarcação está impedida de operar até o dia 26 de maio, mas esta data pode ser alterada em função de novos casos.  


Já a situação do navio de cargas Bárbara está em avaliação pela Anvisa depois que dois tripulantes a bordo relataram sintomas gripais. A quarentena do navio terminaria no último sábado.  


Porém, com as novas informações de saúde a bordo, o navio vai permanecer sem operar até que a Anvisa avalie a situação da embarcação e dos tripulantes com sintomas.  


Dez tripulantes do Bárbara tiveram resultado de covid-19 confirmado por testes do tipo PCR. Os exames foram realizados em contraprova ao resultado inicial de testes rápidos a bordo que haviam apontado dois casos positivos.  


Além disso, outro porta-contêineres, o MSC Giselle permanece impedido de operar até, pelo menos, o próximo sábado (23). O isolamento de 14 dias foi decretado no dia 10.  


O navio teve dois tripulantes com resultados positivos em teste rápido para covid. Todos os 23 marítimos do navio foram testados para Covid-19 e os resultados laboratoriais ainda são aguardados.  


A pessoa que teve resultado positivo desembarcou para atendimento médico. O navio de cargas MSC Giselle veio de Navegantes (SC) e seu próximo destino seria a África do Sul.


Logo A Tribuna
Newsletter