EDIÇÃO DIGITAL

Quinta-feira

23 de Maio de 2019

Codesp lança plataforma eletrônica e digitaliza processos

Nos 20 primeiros dias do ano, 6.324 documentos foram digitalizados e mais de 58 mil processos, movimentados

A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) não utiliza mais o papel em seus documentos. Entrou em vigor no final do ano passado o Sistema Docas Digital (SDD), uma plataforma eletrônica que alterou os procedimentos internos da empresa, com o fim das impressões. 

Os novos processos e os que já estão em tramitação estão migrando para o novo sistema. Assim, a movimentação de papéis entre os diversos setores da empresa vai ser eliminada. 

Nos 20 primeiros dias do ano, 6.324 documentos foram digitalizados e mais de 58 mil processos, movimentados. “Podemos dizer que o Sistema Docas Digital, além da economia financeira, permite que os trâmites que antes eram realizados em papel sejam agora todos digitais. Esse processo permite eficiência, celeridade e transparência para a administração pública”, afirmou o diretor de Operações Logísticas, Carlos Henrique de Oliveira Poço. 

Uma das vantagens, segundo a Autoridade Portuária, é dar maior segurança ao trabalho. Com estas ferramentas, a Codesp garante a preservação dos documentos, a organização do banco de dados e o controle das informações. 

Com o SDD, todos os processos ficam salvos em um banco de dados eletrônico que pode ser acessado por qualquer funcionário. O compartilhamento do trabalho ocorre em tempo real, proporcionando maior eficiência.

Todos os empregados foram treinados para a operação do sistema. Este treinamento contou com palestras de esclarecimento.

“A Autoridade Portuária santista está na vanguarda na modernização de seus processos, garantindo as melhores práticas de gestão empresarial”, afirmou o executivo da Docas.