Cinco vagões descarrilam na Serra do Mar e carga de soja se espalha

Queda de barranco provocou acidente com locomotiva que seguia em direção ao Porto de Santos

Por: Fernanda Balbino  -  06/03/20  -  19:20
Acidente foi causado por um deslizamento, que atingiu os vagões e a linha férrea
Acidente foi causado por um deslizamento, que atingiu os vagões e a linha férrea   Foto: Reprodução/Whatsapp

Cinco vagões da Rumo, a concessionária ferroviária do Porto de Santos, descarrilaram na manhã desta sexta-feira (6), na Serra do Mar. O acidente aconteceu na altura da cidade de Parelheiros, quando a composição seguia, carregada com soja, em direção ao cais santista. Houve derramamento da carga na mata. 


De acordo com a Rumo, o acidente foi causado pelo volume de águas acima da média histórica, que  provocou deslizamentos na Serra do Mar. Um barranco atingiu a linha férrea e os vagões, que descarrilaram e caíram.  


“A operação ferroviária no trecho está parcialmente interrompida e equipes da concessionária estão trabalhando no local para restabelecer a circulação completa”, informou a Rumo, em nota. 


Técnicos do Ibama avaliam a extensão dos danos ambientais
Técnicos do Ibama avaliam a extensão dos danos ambientais   Foto: Reprodução/Whatsapp

Um vagão é capaz de transportar de 80 a 100 toneladas de grãos. Uma composição completa leva de 6,5 mil toneladas a 8 mil toneladas de mercadorias de uma só vez. O volume é equivalente ao que 320 caminhões são capazes de transportar. 


Segundo a agente ambiental federal do Instituto Brasileiro dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) Ana Angélica Alabarce, técnicos do órgão foram destacados ao local, que é de difícil acesso. Eles farão uma avaliação dos danos ambientais. 


Logo A Tribuna
Newsletter