CET utilizará drone para melhorar tráfego na Alemoa

Equipamento foi doado por empresários da AMA e começará a operar em cerca de dois meses

Por: Beatriz Araujo & Colaboradora &  -  16/01/20  -  22:40
Novo equipamento foi uma sugestão tecnológica, afirma presidente da AMA (Foto: arquivo pessoal)
Novo equipamento foi uma sugestão tecnológica, afirma presidente da AMA (Foto: arquivo pessoal)

Com o objetivo de melhorar a fluidez do tráfego de caminhões e reduzir os picos de trânsito decorrentes das reformas na entrada de Santos, no bairro Alemoa, a Associação das Empresas do Distrito Industrial e Portuário da Alemoa (AMA) doou um drone à Companhia de Engenharia de Tráfego(CET) de Santos.


“Identificamos que o trânsito na região ficou muito mais complicado com as obras da entrada da cidade, então tivemos a proposta de partir para essa nova tecnologia”, explica o presidente da AMA, João Maria Menano.


A ideia surgiu de forma conjunta entre a associação e o órgão de trânsito. “Foi uma sugestão de tecnologia moderna”, complementa Menano.


A entrega oficial do drone ocorreu na última sexta-feira (10), na sede da CET, na Avenida Rangel Pestana. A ocasião contou com a presença da diretoria da AMA e do presidente da CET.


O modelo do drone doado é um Dji Mavic Pro, com resolução de imagem em 4K e 12,35 megapixels, capaz de atingir até 65 km/h. Seu preço de mercado, consultando sites on-line, está na média de R$ 7 mil.


Segundo Menano, agora, a implementação e a utilização do novo equipamento ficará na responsabilidade da CET-Santos. O empresário espera que o drone auxilie o órgão de trânsito municipal, assim como as empresas regionais, à identificar impasses no trânsito com maior eficácia.


Rogério Vilani, presidente da CET-Santos, explica que o drone ainda não deu seu primeiro voo. O primeiro passo será capacitar funcionários da CET a utilizarem o drone, para que “tudo seja feito com responsabilidade”. A estimativa é de que, em dois meses, o equipamento comece a operar.


“A grande vantagem é que, agora, poderemos fazer o monitoramento do bairro [Alemoa, em sua área industrial] de forma panorâmica e em tempo real”, ressalta Vilani. Desta forma, segundo ele, a CET conseguirá compreender melhor a dinâmica do tráfego do bairro, que tem uma movimentação densa de caminhões de carga. “É movimento o tempo todo”.


O drone também será utilizado para auxiliar na fiscalização da região. “Não que ele vá fazer autuação. Mas dará informações para que a gente haja com maiores eficácia e agilidade”, finaliza o presidente da CET.


Logo A Tribuna
Newsletter