Celulose transportada pela Eldorado Brasil chegará por trem ao Porto de Santos

Mais de 25 mil viagens de caminhão por ano serão eliminadas após medida

Por: Da Redação  -  29/01/20  -  21:10
Atualizado em 29/01/20 - 21:14
Há grandes e novos desafios para o setor à frente
Há grandes e novos desafios para o setor à frente   Foto: Carlos Nogueira/ AT

A celulose transportada pela Eldorado Brasil terá uma nova rota, agora por meio de trem, para vir de Três Lagoas, Minas Gerais, local de sua produção, ao Porto de Santos, onde é exportada.


Em parceria com a armadora francesa CMA CGM, com o uso de contêineres, as cargas que antes eram levadas de caminhão até o cais santista passarão a ser transportadas pelo modal ferroviário a partir de Jundiaí, no interior de São Paulo.


Esta medida irá eliminar cerca de 25 mil viagens de caminhão a cada ano. Além dos benefícios ambientais, a nova rota gerará empregos tanto em Jundiaí quanto em Santos. Isso porque, quando a carga chegar nessa primeira cidade, funcionários da operadora ferroviária Contrail farão a transferência do carregamento para os trens.


Em Santos, também haverá pessoas contratadas para dar sequência à operação de embarque e desembarque dos contêineres de celulose nas embarcações.


Outra vantagem é que a medida contribuirá para a redução de trânsito e das viagens de contêineres em meio à cidade de Santos. Com o trem, os contêineres serão levados diretamente para o terminal, onde atraca o navio.


A demanda de celulose exportada pela Eldorado Brasil não consegue ser atendida apenas pela via férrea. Portanto, continuarão ocorrendo entregas com o uso de caminhões no terminal de Eldorado/Rishis, na região de Outeirinhos, em Santos, informa a empresa. Uma equipe com mais de 80 pessoas, entre vinculados e avulsos, ficará responsável por essa operação.


Logo A Tribuna
Newsletter