Capitania intensifica fiscalizações no feriado do Réveillon

Ações fazem parte da Operação Verão da Marinha, que teve início no último dia 14 e vai até 16 de março

Por: Fernanda Balbino & Da Redação &  -  31/12/20  -  00:38
Plano prevê aumento da fiscalização de embarcações em toda a região
Plano prevê aumento da fiscalização de embarcações em toda a região   Foto: Reprodução

A Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP) prevê um aumento das atividades náuticas durante o feriado do Réveillon, tradicionalmente um dos períodos de maior utilização das praias. Neste ano, não haverá queima de fogos, que é acompanhada de perto pela Autoridade Marítima, mas os oficiais pretendem redobrar a atenção no mar.


As ações fazem parte da Operação Verão da CPSP, que teve início no último dia 14 e vai até 16 de março. Neste período, a fiscalização é intensificada para evitar abusos e garantir a segurança da navegação.


“A Operação Verão já engloba, em seu planejamento, o feriado do Ano Novo, considerando o aumento de nossas fiscalizações. Estaremos na água, buscando garantir a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana no mar e vias navegáveis e a prevenção da poluição hídrica”, destacou o comandante da Capitania dos Portos de São Paulo, o capitão-de-mar-e-guerra Marcelo de Oliveira Sá.


De acordo com o oficial, infrações relativas à documentação, que incluem a falta de habilitação de condutores e registros de embarcações, além da falta de equipamentos de segurança e salvatagem (coletes, boias, extintores de incêndio, entre outros) estão entre os principais problemas constatados nesta época do ano. 


Segundo a Marinha do Brasil, ações de conscientização também são realizadas em entidades náuticas, clubes, marinas e colônias de pescadores, com palestras educativas e dicas sobre as principais normas de segurança da navegação, além da preservação ambiental.


A CPSP alerta que todos podem contribuir para a segurança no mar através de denúncias. Os telefones são: (13) 3221-3456 e (13) 3221-3459. Há ainda a opção do 185 (emergências náuticas).


Logo A Tribuna
Newsletter