Capitania dos Portos fiscalizará barcos no Réveillon

Iniciativa integra Operação Verão da Marinha

Por: Fernanda Balbino & Da Redação &  -  31/12/19  -  16:57
Durante a Operação Verão, a Capitania dos Portos pretende verificar estado de embarcações e lotação
Durante a Operação Verão, a Capitania dos Portos pretende verificar estado de embarcações e lotação   Foto: Arquivo/AT

A Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP) planeja um esquema especial de fiscalização de embarcações na virada do ano. Nesta terça-feira (31), durante todo o dia e à noite, militares farão abordagens e darão orientações a passageiros que vão curtir a queima de fogos em barcos na região.

A medida faz parte da Operação Verão da Marinha do Brasil. Ela começou no último dia 20 em todo o país e segue até 18 de março.

No primeiro fim de semana da operação, entre Cananéia e Bertioga, duas embarcações foram apreendidas e 22 condutores foram autuados por irregularidades.

“No Ano Novo, o nosso foco é, principalmente, fiscalizar embarcações particulares e as escunas que levam passageiros para assistir aos espetáculos de queima de fogos”, explicou o capitão de mar e guerra Daniel Américo Rosa de Menezes, comandante da CPSP.

De acordo com o capitão dos portos, as abordagens serão feitas nos locais de saída de embarcações, como a Ponte Edgar Perdigão, na Ponta da Praia, e em rampas de acesso de motos-aquáticas, em Guarujá. Os militares também farão abordagens no mar.

Ao todo, 250 homens atuam na Operação Verão da CPSP. Desses, cerca de 50 foram transferidos temporariamente para o Porto de Santos. Eles utilizam 27 embarcações. Entre elas, estão dois navios-patrulha, o Guajará e o Guaporé, dois avisos-patrulha, o Barracuda e o Espadarte, além de uma lancha blindada, a Mangangá, conhecida como Caveirão do Mar. Todos estes fazem parte da frota do Grupamento de Patrulha Naval Sul Sudeste (GPNSS).

Durante a Operação Verão e especialmente neste último dia do ano. o plano da CPSP prevê verificar o estado de conservação das embarcações e a lotação dos barcos.

O consumo de bebidas alcoólicas pelos condutores (que é proibido) também terá atenção. Para isso, serão utilizados etilômetros (bafômetros) nas abordagens. Os oficiais também vão checar a habilitação de condutores e a documentação das embarcações.

O oficial aponta, ainda, a fiscalização da distância entre embarcações e banhistas. Para garantir a segurança, ela precisa ser maior do que 200 metros. Também é necessário que os barcos fiquem longe das balsas que transportam os explosivos do espetáculo.


Serão vistoriados, ainda, os materiais de segurança, como coletes salva-vidas, extintores e luzes de emergência.


Neste ano, após os vazamentos de óleo no litoral brasileiro, um dos focos da Operação Verão será o combate à poluição. Por isto, a ideia é verificar se há excesso de óleo ou vazamento nos motores das embarcações fiscalizadas.


Travessia segura


No próximo mês, a CPSP prevê realizar, pelo terceiro ano consecutivo, a Operação Travessia Segura. Parte da Operação Verão, ela prevê a intensificação das inspeções nas embarcações utilizadas no transporte ou no passeio de um grande número de pessoas.


A Capitania disponibilizou um número e um endereço eletrônico para que a população faça denúncias sobre a fiscalização náutica. Basta ligar para (13) 3221-3455 ou 56. O e-mail para contato é cpsp.faleconosco@marinha.mar.mil.


Recomendações da marinha:


  • Esteja atento e vigilante durante a navegação. Você é o responsável por tudo que acontece a bordo.O timão está em suas mãos!
  • Navegue a mais de 200 metros de distância da praia, respeite os banhistas. Lembre-se, seu direito termina quando começa o do outro.
  • Tenha em mãos a sua habilitação e os documentos obrigatórios. Confira tudo antes de sair e passe o dia tranquilo.
  • Conduza a embarcação com velocidade segura. Isso permite a realização de manobras em caso de situação imprevista e evita acidentes.
  • Faça manutenção preventiva na sua embarcação. Assim como a gente, a embarcação também precisa de cuidados constantes. Cuidem-se!
  • Não consuma bebidas alcoólicas quando for conduzir sua embarcação. Quando existe respeito, a diversão não tem limites.
  • Conheça bem todos os lugares por onde a embarcação irá navegar. Não navegue no “escuro”.
  • Conheça a previsão do tempo antes de sair e fique atento às possíveis mudanças. Com precaução, não existe mau tempo.
  • Previna incêndios em sua embarcação. Pequenas medidas, como verificar o quadro elétrico e a validade dos extintores de incêndio evitam grandes tragédias.
  • Respeite o limite de pessoas a bordo e garanta a estabilidadeda embarcação. A maioria dosacidentes com vítimas fatais são causados por esse descuido.
  • Informe seu plano de navegação e a lista das pessoas a bordo ao seu iate clube. Leve sempre umequipamento de comunicação. Navegar é bom, mas mantenhacontato com terra firme.
  • Calcule o consumo de combustível para ir e voltar. Faça o cálculo em três partes: um terço para ir, outro para voltar e um de reserva.
  • Quando ancorado, não acione motores ou movimente a embarcação se tiver alguém por perto na água. A diversão e a segurança precisam navegar juntas!
  • Tenha coletes salva-vidas para todos a bordo. Mas não se esqueça de que a prevenção é o seu melhor salva-vidas.
  • Não polua mares, rios e lagoas. Lugar de lixo é no lixo.

Logo A Tribuna
Newsletter