Capitania comemora 154 anos da Batalha do Riachuelo

Militares prestaram homenagens aos combatentes de 1865, na Guerra do Paraguai

Por: Da Redação  -  11/06/19  -  22:00
Cerimônia militar foi realizada na sede da Capitania dos Portos de São Paulo, no Porto de Santos
Cerimônia militar foi realizada na sede da Capitania dos Portos de São Paulo, no Porto de Santos   Foto: Carlos Nogueira/AT

Há 154 anos, o Brasil vencia o Paraguai no combate militar que ficou conhecido como Batalha do Riachuelo – afluente do rio Paraguai, situado na província de Corrientes, na Argentina. E a Marinha do Brasil faz questão de comemorar a data desta terça-feira (11), em memória daqueles que lutaram pelo País – foram cerca de 2.500 militares.


Em Santos, as homenagens começaram nesta segunda-feira (10), por volta das 8h30, com flores diante do busto do Almirante Barroso, na Ponta da Praia. Foi ele quem comandou a Esquadra Brasileira na batalha de 11 de junho de 1865. Apesar da vitória, os combates só terminaram em 1870.


Na sequência, foi realizada uma cerimônia militar na sede da Capitania dos Portos de São Paulo, no Porto de Santos, com a presença de autoridades militares e civis.


“Esta data foi escolhida em virtude da importância histórica que a vitória possibilitou ao País, o que influenciou nas dimensões do Brasil”, disse o capitão dos portos de São Paulo, o capitão de mar e guerra Daniel Américo Rosa Menezes.


Logo A Tribuna
Newsletter