Campanha reunirá empresas do Porto de Santos para ajudar comunidade da Baixada Santista

A iniciativa é da deputada federal Rosana Valle (PSB-SP), que visa promover “uma grande mobilização da comunidade portuária na Campanha Porto Amigo das Cidades contra o Coronavírus"

Por: Da Redação  -  16/04/20  -  15:25
Dados fazem parte do levantamento mensal produzido pela Codesp
Dados fazem parte do levantamento mensal produzido pela Codesp   Foto: Luigi Bongiovanni/Arquivo/AT

Empresas e autoridades do Porto de Santos vão participar de uma reunião, nesta quinta-feira (16), para debater como auxiliar a população da região durante a pandemia do novo coronavírus. A iniciativa é da deputada federal Rosana Valle (PSB-SP), uma das representantes da Baixada Santista na Câmara Federal.


Devido à pandemia, a reunião vai ocorrer por video-conferência. Até esta quarta-feira (15), confirmaram a participação 25 empresas de grande porte do setor, além do presidente da Autoridade Portuária de Santos, Casemiro Tércio Carvalho. Também foram convidados o secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários, do Ministério da Infraestrutura, Diogo Piloni, e o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. 


A Autoridade Portuária de Santos (novo nome da Codesp, adotado pela atual diretoria) é subordinada à Secretaria Nacional de Portos.


A ideia de Rosana Valle é promover “uma grande mobilização da comunidade portuária na Campanha Porto Amigo das Cidades contra o Coronavírus, ação que lanço agora para que todos os setores portuários possam aderir a esse movimento”, informou a parlamentar. 


O objetivo, segundo a deputada, “ é destinar ajuda para a nossa população regional enfrentar a pandemia, e aos trabalhadores portuários, sempre de forma transparente e fiscalizada”.


Em mensagem a Piloni e a Tarcísio, Rosana destacou que, “para nós, moradores da Região Metropolitana da Baixada Santista, que hoje vivemos este estado de mobilização, contamos também com a participação da comunidade portuária nesta grande parceria. O Porto de Santos, que sempre interferiu em nossas vidas e em nossas cidades, é essencial, também, neste movimento de resistência e união”.


Várias empresas do Porto já tem auxiliado autoridades locais com doações de materiais para o combate à pandemia. É o caso da Copersucar e da Rumo, que operam terminais graneleiros no complexo marítimo e enviaram à Prefeitura e à Autoridade Portuária carregamentos de álcool 70%, entre outros artigos.


Logo A Tribuna
Newsletter