Brasil permanece no Conselho da Organização Marítima Internacional

Reeleição aconteceu em novembro, na 31ª Sessão da Assembleia, em Londres

Por: De A Tribuna On-line  -  05/12/19  -  19:10
Atualizado em 05/12/19 - 19:36
IMO é composto por 174 estados-membros
IMO é composto por 174 estados-membros   Foto: Divulgação

O Brasil foi reeleito como integrante do Conselho da Organização Marítima Internacional (IMO), na categoria B, para o biênio 2020/2021. A permanência do país no conselho foi decidida na 31ª Sessão da Assembleia, realizada em Londres, de 25 a 29 de novembro.


A assembleia é o órgão máximo da IMO, composto atualmente por 174 estados-membros, que se reúnem uma vez a cada dois anos. Na ocasião, devem aprovar o programa de trabalho e o orçamento; determinar acordos financeiros; eleger o conselho da organização, o qual é composto por 40 membros, distribuídos em três categorias: A (dez membros), B (dez membros) e C (20 membros).


A categoria B, na qual o país se insere, abarca nações com interesse no comércio marítimo mundial. O Brasil é membro ininterrupto da IMO desde 1967 e integra a categoria desde 1975.


A delegação brasileira é composta por representantes da Marinha do Brasil, do Ministério das Relações Exteriores, da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), do Conselho Nacional de Praticagem (Conapra) e da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Aéreos, na Pesca e nos Portos (Conttmaf).


Logo A Tribuna
Newsletter