Autoridades portuárias vão conhecer modelos de plataforma na Europa

Visitas aos portos de Felixstowe e Southampton, no Reino Unido, e de Hamburgo, na Alemanha integram projeto Sistemas Comunitários Portuários

Por: Fernanda Balbino & Da Redação &  -  28/02/20  -  10:44
Atualizado em 28/02/20 - 10:55
Cirino e Tércio debateram crise do Portus no Fórum Porto & Mar
Cirino e Tércio debateram crise do Portus no Fórum Porto & Mar   Foto: Carlos Nogueira/AT

Os portos de Felixstowe e Southampton, no Reino Unido, e de Hamburgo, na Alemanha, serão os cenários de uma visita técnica a ser realizada como parte do projeto Sistemas Comunitários Portuários (Port Community Systems, no nome original em inglês). A agenda começa nesta sexta-feira (28) e vai até o próximo dia 6. 


Santos está entre os quatro portos brasileiros que vão participar da construção de um Port Community System (PCS). O projeto é viabilizado pelo Prosperity Fund, fundo de investimento britânico para países em desenvolvimento. 


O plano prevê a integração de sistemas de controle do comércio exterior (federais) e de informações existentes em uma única plataforma, o PCS. Além disso, estão previstas mudanças em processos. Assim, espera-se reduzir em um dia o tempo necessário para exportações e em dois dias para importações. 


A visita técnica ao porto alemão e aos complexos portuários ingleses, que contam com seus próprios PCS, terá a participação do diretor-presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Casemiro Tércio Carvalho. Também estarão na comitiva mais representantes da Autoridade Portuária e os presidentes dos portos de Suape (PE), Leonardo Cerquinho, e de Paranaguá (PR), Luiz Fernando Garcia e Silva. O diretor de Relações com o Mercado e Planejamento da Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), Jean Paulo Castro e Silva, vai representar os portos do Rio de Janeiro e Itaguaí. 


Técnicos da Secretaria de Comércio Exterior, da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários e da Receita Federal também estarão na comitiva, coordenada pelo consórcio Palladium, responsável pelo projeto PCS. 


O Porto de Felixstowe é o maior e mais movimentado complexo de contêineres da Grã-Bretanha. Cerca de 4 milhões de TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) passam por ele, que recebe cerca de 3 mil navios por ano. Já Southampton movimenta mais de 1,5 milhão de TEU por ano, além de cerca de 820 mil veículos. 


Hamburgo é o terceiro maior porto de contêineres da Europa, tendo operado 136,6 milhões de toneladas de cargas, além de 9,3 milhões de TEU, em 2019. 


Autoridade Portuária


Procurada, a Codesp informou que a visibilidade internacional da missão vai colaborar para o posicionamento mundial da empresa e ampliar a rede internacional de portos conectados. “Os objetivos da participação em missões internacionais são: internalizar boas práticas relacionadas à atividade portuária, capacitar a equipe técnica com relação às tendências globais, prospectar novas oportunidades de negócios e parcerias e fazer o posicionamento global da marca”. 


Projeto


O montante a ser aportado no projeto Port Community System é de 17 milhões de libras, quase R$ 100 milhões. O valor será investido principalmente na construção de plataforma digital. 


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