Autoridade Portuária de Santos apura manobra irregular de embarcação no canal do Porto

Vídeo que circula nas redes sociais mostra batelão rebocado cruzando o canal do Porto de Santos na frente de porta-contêineres, mas não houve colisão

Por: Fernanda Balbino  -  12/06/20  -  21:43
Atualizado em 12/06/20 - 22:23
Vídeo mostra batelão cruzando o canal do Porto de Santos na frente de porta-contêineres
Vídeo mostra batelão cruzando o canal do Porto de Santos na frente de porta-contêineres   Foto: Reprodução

A Autoridade Portuária de Santos pediu que a Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP) apure relatos de uma manobra irregular de uma embarcação no canal de navegação do Porto de Santos. Mas, segundo a DTA Engenharia, responsável pelo equipamento, trata-se de uma situação corriqueira.  


Nesta sexta-feira (12), começou a circular, pelas redes sociais, um vídeo de um batelão atravessando o canal de navegação sendo rebocado. Nas imagens, é possível ver um porta-contêineres de grande porte se aproximando da embarcação. Não houve colisão ou vítimas. 


Procurada, a DTA Engenharia informou que o batelão está sendo utilizado na dragagem de berços do Porto de Santos, através de um contrato firmado com a Autoridade Portuária. Segundo a empresa, o batelão tinha como destino a área de despejo de sedimentos e o procedimento foi realizado em segurança.  


Além disso, a DTA aponta que o procedimento de cruzamento do canal é frequentemente realizado, cerca de três vezes ao dia, e que o ângulo de visão em que foi filmado induz a um risco muito maior do que o real.  


“Não houve qualquer incidente e toda a operação obedeceu às normas vigentes por parte da DTA, admitindo-se que o navio estava dentro do limite de velocidade para aquele local”, destacou a empresa de dragagem. 


A DTA aponta, ainda, que “independentemente do cruzamento entre as embarcações no canal de navegação do Porto de Santos ser regular e ter sido devidamente informado, a operação de dragagem já foi orientada a evitar esse tipo de manobra para que não haja mais repercussões questionáveis como essa”. 


Segundo a Autoridade Portuária, a estatal que administra o cais santista “tomou conhecimento dos fatos e, de imediato, solicitou informações à DTA sobre o ocorrido e encaminhou o assunto para apuração da Capitania dos Portos de São Paulo, responsável pela segurança da navegação e pela salvaguarda da vida humana no mar. Assim que a Autoridade Marítima concluir os procedimentos que o caso requer, a Autoridade Portuária adotará as providências que lhe cabem”.


Já a CPSP informou que deslocou uma equipe ao local para apurar o que realmente aconteceu.


Logo A Tribuna
Newsletter