Autoridade Portuária de Santos aguarda conclusão da batimetria do canal de navegação

Serviço, que consiste no levantamento de profundidades do canal, ainda não foi finalizado devido ao mau tempo

Por: Fernanda Balbino  -  09/07/20  -  00:20
Considerações sobre os serviços de dragagem no Porto de Santos
Considerações sobre os serviços de dragagem no Porto de Santos   Foto: Carlos Nogueira/AT

A Autoridade Portuária de Santos aguarda a melhoria das condições climáticas para a conclusão da batimetria (levantamento de profundidades) do canal de navegação do Porto de Santos. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) confirmou, nesta terça-feira (7) a conclusão da dragagem que contratou para o Porto de Santos. 


Até o mês passado, a dragagem era realizada pela Van Oord Operações Marítimas através de um contrato firmado com o Governo Federal. No entanto, havia necessidade de que o Dnit comunicasse formalmente a Autoridade Portuária sobre o fim dos trabalhos, com o termo de recebimento do serviço. 


O documento era necessário para que a DTA Engenharia possa iniciar a dragagem do canal de navegação. A empresa é a responsável pela dragagem de toda a extensão da via marítima, desde o acesso até os berços.  


A partir de agora, as dragas serão deslocadas até o Porto de Santos. O prazo previsto em contrato para que isto aconteça é de 20 dias.  


A empresa já iniciou uma frente de trabalho no Porto de Santos. Os pontos de atracação foram a primeira etapa do contrato e isto foi necessário para que os berços de terminais de contêineres recuperassem calado após o assoreamento causado pelo tempo em que a obra ficou paralisada, por conta de uma disputa judicial. 


Atualmente, a Autoridade Portuária está realizando a batimetria cujos dados serão informados à Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP) após a finalização do serviço. Mas, segundo a estatal, havendo necessidade, o contrato de manutenção será executado.  


A Tribuna apurou que os trabalhos precisam ser suspensos em período de mau tempo. Por isso, a estatal aguarda a melhora das condições climáticas na região.  


Logo A Tribuna
Newsletter