Autoridade Portuária chama interessados em operar estacionamento de caminhões

Empresas podem enviar projetos em um mês; duas áreas localizadas na Ponta da Praia serão utilizadas pelo prazo de cinco anos

Por: Fernanda Balbino  -  24/03/21  -  17:16
  Foto: Matheus Tagé/AT

Em até 30 dias, interessados na implantação e operação de dois estacionamentos para caminhões na Ponta da Praia, deverão manifestar interesse à Autoridade Portuária de Santos. Através de um chamamento público aberto pela estatal, o local será utilizado preferencialmente por caminhoneiros autônomos e que transportam carga entre terminais portuários e retroportuários do Porto de Santos.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Uma das áreas está localizada entre as ruas Maria Máximo, Comendador Alfaia Rodrigues e Avenida Pedro Lessa e tem 7.881 metros quadrados. Já a segunda fica entre as ruas Comendador Alfaia Rodrigues e Cipriano Barata e conta com 3.640 metros quadrados.


Os interessados em administrar as áreas terão o período de cinco anos, prazo que pode ser prorrogável a critério da estatal que administra o Porto de Santos. Durante o período, além do estacionamento, a empresa também deverá oferecer serviços e a oferta de instalações necessárias para garantir condições mínimas de segurança, sanitárias e de conforto aos caminhoneiros.


Na lista de itens obrigatórios, estão o monitoramento ininterrupto, por câmeras de circuito fechado com compartilhamento de imagem em tempo real, assim como a limpeza diária da área, em especial de particulados de grãos, sistema de drenagem, banheiros e vestiários, além de áreas de descanso com local para refeições.


“Essa é mais uma das ações da Autoridade Portuária inseridas no contexto da agenda Porto-Cidade e por meio da qual reafirmamos o compromisso da nossa gestão com a garantia de condições adequadas aos motoristas. São os primeiros estacionamentos de outros que serão implantados”, afirmou o presidente da estatal, Fernando Biral.


Prazo


Os projetos dos interessados deverão ser apresentados à Autoridade Portuária em até 30 dias. Toda a documentação deve ser enviada para o e-mail chamamento.estacionamento@brssz.com. Se houver mais de um interessado para cada área, haverá processo seletivo.


No e-mail deverão constar o projeto conceitual contendo, no mínimo, o número de vagas de estacionamento, além do descritivo dos serviços e instalações previstas, do cronograma de implantação, do valor estimado de cobrança dos usuários, de acordo com o período de permanência (valor por hora em reais), assim como a proposta de remuneração da Autoridade Portuária pela ocupação da área, com base no valor por metro quadrado.


Todos os projetos conceituais que cumprirem os requisitos do edital serão considerados na elaboração do processo seletivo para cessão da área. É possível, ainda, apresentar projetos conceituais para as duas áreas, mas o envio deve ser feito separadamente.


O edital de chamamento e seus anexos estão disponíveis no no site da Autoridade Portuária.


Logo A Tribuna
Newsletter