Auditor federal do TCU é indicado para Antaq

Eduardo Nery Machado Filho foi indicado para exercer o cargo de diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários

Por: Fernanda Balbino & Da Redação &  -  16/10/20  -  13:42
Antaq marca para 9 de agosto leilão de áreas nos portos de Paranaguá e Santos
Antaq marca para 9 de agosto leilão de áreas nos portos de Paranaguá e Santos   Foto: Antaq/Divulgação

O auditor federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU) Eduardo Nery Machado Filho foi indicado para exercer o cargo de diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Agora, o nome do executivo deverá ser sabatinado pelo Senado Federal.


Clique aqui e assine A Tribuna por apenas R$ 1,90. Ganhe, na hora, acesso completo ao nosso Portal, dois meses de Globoplay grátis e, também, dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


A indicação foi feita na última terça-feira pelo presidente da República, Jair Bolsonaro. O despacho foi publicado no Diário Oficial da União (DOU). 


Nery tem 49 anos e é engenheiro civil, pós-graduado em Auditoria de Obras Públicas pela Universidade de Brasília (UnB) e, em Orçamento Público, pelo Instituto Serzedello Corrêa (ISC) e pelo Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados (Cefor). 


Desde 2000, é auditor federal do TCU e atuou, por cerca de 12 anos, no setor de infraestrutura do órgão. Exerceu, ainda, diversas funções, como assessor do ministro Bruno Dantas e chefe de gabinete do ministro Vital do Rêgo.


“De 2009 a 2014, ocupei o cargo de secretário de Fiscalização de Obras do Tribunal, unidade que, além de realizar auditorias em grandes projetos de engenharia, também era responsável por apoiar ações de fiscalização em outorgas de concessões de projetos de infraestrutura”, destacou o executivo em sua declaração de experiência profissional encaminhada ao Senado. 


Nery também dirigiu a Ouvidoria do TCU por dois anos. E prestou assessoria técnica a comissões parlamentares de inquéritos instaladas no Congresso. 


“No que se relaciona ao setor portuário, destaca-se, entre outros, a assessoria técnica prestada ao recente acórdão 1913/2020-Plenário, por meio do qual o TCU avaliou o planejamento da integração multimodal do transporte de cargas no Brasil”, destacou Nery.


O executivo é um dos autores do livro Planejamento da Licitação de Obras Públicas de Edificação e Saneamento, publicado pela editora Fórum, no ano passado. A edição aborda todas as etapas do planejamento de processos licitatórios, baseando-se na legislação vigente e trazendo o entendimento atualizado do TCU a profissionais das diversas áreas. 


Antaq 


Atualmente, a função de diretor-geral da Antaq é ocupada por Francisval Mendes. O executivo é diretor desde maio de 2017 e permanecerá na função até fevereiro do ano que vem. 


Por regra, o nome do indicado para a Diretoria-Geral da Antaq deve passar por sabatina no Senado. Porém, ainda não há uma previsão de quando isto vai acontecer. O Senado informou que recebeu, ontem, oficialmente a indicação do executivo para o cargo.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter