Atracação de navio chinês no Porto de Santos é adiada por baixa maré

Embarcação onde tripulantes apresentaram sintomas de coronavírus precisa de maior profundidade para não correr o risco de encalhar

Por: Fernanda Balbino & Da Redação &  -  18/02/20  -  15:04
Navio de bandeira chinesa irá atracar no Porto de Santos na noite desta segunda
Navio de bandeira chinesa irá atracar no Porto de Santos na noite desta segunda   Foto: Reprodução

A atracação do navio chinês Kota Pemimpin, prevista para esta manhã (18), foi adiada novamente. A embarcação, que tinha dois tripulantes suspeitos de terem sido infectados pelo coronavírus aguarda a alta da maré, o que deve acontecer na madrugada desta quarta-feira (19). Após a chegada à Brasil Terminal Portuário (BTP), na Alemoa, o cargueiro será inspecionado por autoridades que vão avaliar as condições de saúde da tripulação. 


Equipes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Grupo de Vigilância Epidemiológica (Governo do Estado) e do Departamento de Vigilância em Saúde (Devig, da Prefeitura de Santos) vão a bordo para avaliar as condições de saúde dos marítimos. Só após esta análise, as operações de carga e descarga serão liberadas no terminal.


A Anvisa, responsável pelo controle sanitário nos portos, descartou que os dois tripulantes tivessem sido contaminados pelo vírus. E ainda destacou que não há trabalhadores doentes na embarcação. 


A suspeita surgiu pois o navio passou pela China, o epicentro do coronavírus, nos últimos 30 dias, e dois tripulantes, de um total de 25, ficaram doentes. Eles tiveram sintomas gripais – como tosse e dor de garganta – no caminho para o Brasil. Mas ambos já estão recuperados, segundo a autoridade sanitária. 


A demora para a atracação no cais santista não tem relação com o estado de saúde dos tripulantes. Como o navio porta-contêineres está com sua carga máxima, ele precisa de uma maior profundidade no canal, caso contrário corre o risco de encalhar. 


Para evitar esse risco, a atracação foi cancelada devido à altura da maré, que está baixa desde a noite de segunda-feira (17). O nível do mar na região tem estado ao menos 20 centímetros mais baixo do que o previsto. A informação é do presidente da Praticagem de São Paulo, Carlos Alberto Souza Filho. 


Inspeção


Segundo o secretário de Saúde de Santos, Fábio Ferraz, todos os tripulantes da embarcação serão  entrevistados pelas equipes. A ação será coordenada pela Anvisa. 


Caso seja constatado que um marítimo está com sintomas suspeitos de coronavírus, o navio será colocado em quarentena no Porto. Segundo Ferraz, a remoção de tripulante para unidades de saúde só é prevista em casos críticos. 


Neste contexto, os infectados devem ser encaminhados, exclusivamente, aos hospitais Guilherme Álvaro, em Santos, e Emílio Ribas II, em Guarujá, ambos  referência em doenças infectocontagiosas.


Logo A Tribuna
Newsletter