Apesar da pandemia, Porto de Santos bate recorde de movimentação

Operações no cais santista registram maior alta da história

Por: Fernanda Balbino  -  21/05/20  -  20:53
Movimentação de cargas caiu 10% comparado ao mesmo período de 2018
Movimentação de cargas caiu 10% comparado ao mesmo período de 2018   Foto: Carlos Nogueira/ AT

A retomada das atividades na China, após o pico da pandemia de Covid-19, impulsionou as operações do Porto de Santos, que ainda não sentiu o peso da crise no Brasil. No mês passado, foi registrada a maior movimentação mensal da história, com 13,3 milhões de toneladas de cargas, um crescimento de 26,8% em relação a abril do ano passado, quando o volume operado foi de 10,5 milhões de toneladas. 


No primeiro quadrimestre, os números também representam crescimentos expressivos, de 9,8%. Entre janeiro e abril, 45 milhões de toneladas de mercadorias entraram ou saíram do País pelo cais santista. No mesmo período do ano passado, passaram pelo complexo marítimo, 41 milhões de toneladas. 


“Os números revelam que o Porto de Santos ainda não foi afetado pela crise, mas a tendência é que esse cenário mude e os próximos meses acusem os efeitos da covid-19 em alguns fluxos de carga. De toda forma, os bons resultados nestes primeiros meses tendem a compensar desempenhos menos positivos até o fim do ano”, afirma o presidente da Autoridade Portuária, Fernando Biral. 


Os embarques pelo Porto de Santos no mês atingiram 9,7 milhões de toneladas, alta de 32,6% em relação a abril do ano passado. O destaque foi a soja em grãos, que teve recorde de 4,6 milhões de toneladas, número 68% acima de abril do ano passado. 


Em segundo ficou o açúcar, com 1,1 milhão de toneladas, com alta de 24%, o melhor resultado para o mês desde 2014. Para o economista e professor universitário Helio Hallite, os números podem ser explicados pela retomada das atividades na China, maior parceiro comercial do Brasil. 


“O agronegócio estava negociado e as safras foram excelentes, garantindo o abastecimento das exportações. A demanda de alimentos aumentou significativamente a partir de fevereiro”, afirmou Hallite. 


Além disso, segundo o especialista, a desvalorização do Real impulsionou as exportações, ainda que ele não considere satisfatório obter competitividade com mecanismos cambiais. 


Já entre as importações, abril registrou 3,7 milhões de toneladas de cargas desembarcadas. O volume é 13,8% maior em relação ao mesmo mês do ano passado, quando 3,2 milhões de toneladas de mercadorias chegaram ao País pelo cais santista. 


Contêineres 


A operação de contêineres também cresceu. Em abril, houve alta de 8,6%, para 358,6 mil TEU (unidade equivalente a um cofre de 20 pés). No acumulado do ano, o crescimento foi de 13,6% sobre o primeiro quadrimestre do ano passado, para 1,5 milhão de TEU.


Logo A Tribuna
Newsletter