Anvisa reforça atenção em portos após OMS aumentar risco internacional do coronavírus

Para combater epidemia, agência destacou importância de apresentação de declarações de saúde da tripulação dos navios

Por: Fernanda Balbino & Da Redação &  -  28/01/20  -  13:25
Suspensão gerou inquietação em setores que operam no Porto de Santos
Suspensão gerou inquietação em setores que operam no Porto de Santos   Foto: Divulgação/Sindicato dos Estivadores

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) intensificou ações para evitar que o coronavírus chegue ao Brasil pelos portos. O órgão destacou a necessidade de apresentação, por parte dos comandantes dos navios, de declarações de saúde da tripulação – regra já existente. O documento deve ser apresentado 72 horas antes da chegada do cargueiro.


Nesta segunda-feira (27), a Organização Mundial de Saúde (OMS) aumentou de “moderado” para “elevado” o risco internacional do coronavírus. Até ontem, os dados oficiais apontavam 82 mortes e mais de 2,7 mil pacientes infectados apenas na China, onde a epidemia teve início. Também houve o primeiro registro de morte na capital, Pequim.


De acordo com a Anvisa, as principais ações de prevenção incluem a intensificação dos procedimentos de limpeza e desinfecção em terminais portuários, além da utilização de equipamentos de proteção individual (EPI), conforme os protocolos.
Sensibilizar as equipes dos postos médicos quanto à detecção de casos suspeitos é outro ponto de atenção. Além disso, o órgão está alerta para possíveis solicitações de listas de viajantes para investigação de contato.


Em entrevista coletiva na tarde de segunda, o presidente substituto da Anvisa, Antonio Barra Torres, destacou as normas que apontam as diretrizes a serem adotadas em casos de surtos. Entre elas, está a necessidade de notificação de casos suspeitos antes de o navio atracar.


“No caso das embarcações, existe a obrigação de autorização prévia para atracar, o certificado de Livre Prática. A notificação de casos suspeitos precisa ser feita antes de o navio chegar e pode ser atualizada a qualquer momento. Esse sistema de notificação é integrante de um plano maior, o Porto Sem Papel, onde a comunicação eletrônica é preconizada e agiliza o fluxo da informação nesses casos”, afirmou Torres.


De acordo com a autoridade, há um comitê instalado desde o último dia 22 para evitar a propagação do coronavírus no Brasil. “Diante de alguma notificação advinda de embarcação de porto, a Anvisa pode ir a bordo e avaliar a situação junto com o comandante da embarcação. Se entendido como necessário, o Cievs (Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde) local é acionado para efetuar a avaliação do caso em tela”.


Segundo o Ministério da Saúde, até o momento, um paciente com sintomas da doença, como febre, tosse e dificuldade para respirar, é considerado como caso suspeito do novo coronavírus. Além disso, o paciente precisa ter viajado para área com transmissão ativa do vírus nos últimos 14 dias antes do início desses sintomas.


Preocupação


No Porto de Santos, no final de semana, trabalhadores entraram em pânico após perceberem que tripulantes do navio Km Singapore usavam máscaras e luvas. A embarcação estava atracada em um terminal na Margem Esquerda (Guarujá) para o carregamento de soja.


Após trocas de mensagens que viralizaram nas redes sociais, a Anvisa descartou riscos de contaminação. Segundo o órgão, o navio não era procedente da China e fez suas últimas escalas em portos da África do Sul, da Índia e de Cingapura.
Também não havia tripulante doente, conforme atestou a equipe de fiscalização que esteve a bordo e o próprio comandante da embarcação.


Logo A Tribuna
Newsletter