Anvisa investiga suspeita de rubéola dentro de navio de cruzeiros no Porto

Prefeitura de Santos enviou três médicos e seis enfermeiros para auxiliar a Agência Nacional de Vigilância Sanitária na investigação

Por: De Atribuna On-line  -  16/02/19  -  15:00
Maior transatlântico a desembarcar no Porto de Santos chegou ao terminal marítimo nesta sexta
Maior transatlântico a desembarcar no Porto de Santos chegou ao terminal marítimo nesta sexta   Foto: Carlos Nogueira/AT

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Secretaria de Saúde de Santos investigam prováveis casos de rubéola em tripulantes do navio de cruzeiros MSC Seaview, que atracou no Porto na manhã deste sábado (16). 


A embarcação atracou no complexo marítimo santista por volta das 5h30 (de Brasília). Com capacidade para 5.429 passageiros, ele veio de Ilha Grande (RJ), após cruzeiro de sete noites em Salvador, Ilhéus (BA) e Búzios (RJ). Por volta das 19h, segue para Balneário Camboriú, em mini roteiro de quatro noites no litoral sul do País.


Segundo a Prefeitura de Santos, caso haja confirmação dos casos de rubéola, o próximo passo será fazer vacinação de bloqueio imediatamente em pessoas próximas dos pacientes. Os passageiros e bagagens estão sendo liberados para desembarque, mas a tripulação continuará no local. 


Em nota, a MSC informo que, durante o cruzeiro que começou em 9 de fevereiro, alguns tripulantes relataram à equipe do centro médico do navio sintomas que indicavam possíveis casos de rubéola. Após uma avaliação completa realizada pela equipe médica da companhia, os tripulantes foram acompanhados até suas cabines, onde receberam cuidados médicos constantes.


A armadora disse que a Anvisa foi imediatamente comunicada e, na manhã deste sábado (16), foi a bordo do navio coletar amostras biológicas desses tripulantes. A MSC aguarda o relatório médico oficial. A companhia também ressaltou que este é um procedimento padrão e está trabalhado em estreita colaboração com a Anvisa. O desembarque dos hóspedes já foi concluído e o embarque dos próximos hóspedes ocorre como planejado.


Logo A Tribuna
Newsletter