Anvisa inspeciona navio no Porto de Santos e garante que não há casos de coronavírus

Autoridade sanitária liberou operações do cargueiro chinês Kota Pemimpin no cais santista

Por: Fernanda Balbino  -  19/02/20  -  22:50
Kota Pemimpin atracou na tarde desta quarta (19) na Brasil Terminal Portuário (BTP), na Alemoa
Kota Pemimpin atracou na tarde desta quarta (19) na Brasil Terminal Portuário (BTP), na Alemoa   Foto: Carlos Nogueira/AT

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou as operações do navio chinês Kota Pemimpin no Porto de Santos. Dois tripulantes apresentaram sintomas semelhantes aos do coronavírus durante viagem da Ásia ao cais santista. Mas, a embarcação foi inspecionada e o órgão garante que não há marítimos contaminados e nem riscos de contágio pela doença, que já matou mais de 2 mil pessoas neste ano.


Apesar da garantia da Anvisa, segundo o prático responsável pela manobra de atracação, os dois tripulantes estavam isolados em suas cabines. A informação foi obtida com o comandante do navio, que determinou a quarentena a bordo.


“Dos 25 tripulantes do navio, dois estiveram adoentados durante o trânsito da embarcação da China ao Brasil. Um deles apresentou febre inespecífica e o outro um quadro de amidalite”, destacou a Anvisa, em nota.


Segundo o órgão, foi descartada qualquer ligação com o coronavírus. “Neste momento, não há nenhum tripulante doente a bordo, estando todos os passageiros sem sintomas de doenças”.


O Kota Pemimpin atracou por volta das 14h na Brasil Terminal Portuário (BTP), na Alemoa. O porta-contêineres veio ao cais santista para a descarga de 2.342 caixas metálicas e embarcará outros 300 cofres. Em seguida, seguirá para o Porto de Paranaguá (PR).


Antes de chegar ao Porto de Santos, o Kota Pemimpin esteve em portos chineses nos últimos 30 dias. O navio passou por Xangai em 17 de janeiro, Ningbo no dia 19, Yantian no dia 22, e Hong Kong em seguida.


Logo após a atracação, equipes da Anvisa, do Grupo de Vigilância Epidemiológica do Estado e do Departamento de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Santos foram a bordo para avaliar as condições de saúde dos marítimos.


Todos os tripulantes da embarcação foram entrevistados pelas equipes de saúde. Além dos sintomas do coronavírus, as autoridades quiseram ter certeza de que não houve contato com pessoas infectadas pela doença durante passagem do cargueiro pela China. 


“Os demais 23 tripulantes estão em perfeito estado de saúde”, informou a autoridade sanitária.


Navio


A embarcação também foi vistoriada. Entre os itens inspecionados por equipes da Anvisa, estavam os sistemas de produção, tratamento, armazenamento e distribuição da água potável a bordo.


Os procedimentos de controle de vetores e animais na embarcação, além de abastecimento, armazenamento e produção de alimentos a bordo também foram avaliadas. 


A autoridade sanitária ainda fiscalizou o manejo, armazenamento e disposição final dos resíduos gerados pelos tripulantes. O tratamento e a disposição final de dejetos líquidos e os procedimentos de limpeza também foram avaliados, assim como a retirada e destinação para tratamento.


Entenda o caso


Toda essa vistoria das autoridades sanitárias foi necessária porque o navio passou pela China, o epicentro do coronavírus, nos últimos 30 dias, e dois tripulantes, de um total de 25, ficaram doentes. 


No entanto, o órgão, responsável pelo controle sanitário nos portos, descartou que os dois tripulantes tivessem sido contaminados pelo vírus. Isto aconteceu no último domingo.


Mesmo com a informação da Anvisa, os práticos que foram a bordo do Kota Pemimpin utilizaram equipamentos de proteção individual, que incluem roupas adequadas, máscaras, luvas e óculos de proteção – peças que dificultam a subida a bordo.


Logo A Tribuna
Newsletter