Anvisa descarta risco de coronavírus em navio chinês rumo a Santos

Órgão afirma realizar a avaliação clínica dos tripulantes e avaliação sanitária completa da embarcação

Por: Eduardo Brandão & Por ATribuna.com.br &  -  16/02/20  -  20:30
Atualizado em 16/02/20 - 20:36
Existem vagas em diversos níveis de escolaridade
Existem vagas em diversos níveis de escolaridade   Foto: Sílvio Luiz/ AT

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu comunicado, na tarde deste domingo (16), que afirma não ter nenhum tripulante doente no navio Kota Pemimpin. De bandeira de Hong Kong, a embarcação atracará no Porto de Santos noite de segunda-feira (17), após passagem por quatro portos chineses e suspeita de dois trabalhadores com sintomas similares ao coronavírus (Covid-19). 


A embarcação deixou o sudeste asiático no dia 27 de janeiro, com previsão de entrar em águas nacionais na tarde deste domingo. Navios vindos de países asiáticos merecem atenção por aquela região do planeta concentrar a maioria dos casos confirmados da doença. Por essa razão, a Anvisa acionou protocolo de segurança no cais santista.  


No último sábado (15), a Prefeitura de Santos informou que o Departamento de Vigilância em Saúde do município foi notificado pela Anvisa sobre dois tripulantes que apresentaram sintomas do coronavírus. .


De acordo com órgão, mesmo não havendo nenhum caso abordo que se enquadre na definição de caso suspeito para coronavírus pelo Ministério da Saúde, a Anvisa irá a bordo da embarcação. Em conjunto com a vigilância epidemiológica de Santos, afirma fazer a avaliação clínica de todos os tripulantes. Também será realizada uma avaliação sanitária completa da embarcação.   


O comunicado esclarece que o Porto de Santos dispõe de um plano de contingência para eventos de interesse em saúde pública, acionado caso seja identificado risco sanitário ou epidemiológico em qualquer embarcação que atraque no cais. A “Anvisa está preparada para tomar todas as medidas necessárias para garantir a segurança sanitária da embarcação e por conseguinte resguardar a saúde da população de Santos e do Brasil”, finaliza a nota. 


Logo A Tribuna
Newsletter