Anvisa constata falhas no isolamento de tripulantes com suspeita de coronavírus no Costa Fascinosa

Autoridade sanitária determinou uso de máscaras por todos os marítimos e o envio de informações diárias sobre a saúde da tripulação do navio

Por: Fernanda Balbino  -  03/04/20  -  19:20
Navio está atracado no Porto de Santos desde a semana passada
Navio está atracado no Porto de Santos desde a semana passada   Foto: Matheus Tagé/AT

Em mais uma inspeção no navio Costa Fascinosa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) constatou falhas no isolamento dos 31 tripulantes com suspeita de coronavirus a bordo. O órgão determinou o uso de máscaras e o envio de informações diárias sobre a saúde dos marítimos.


Técnicos da Anvisa identificaram a presença de um tripulante com faringite aguda na área reservada para as pessoas sem sintomas de coronavírus. Além disso, a pessoa com sintomas estava localizada em uma cabine interna, do meio do corredor.


A determinação da autoridade sanitária é que os casos com sintomas sejam colocados em quartos com varanda e que não sejam autorizados a sair das cabines. Isto vale para qualquer sintoma relacionado a problemas no sistema respiratório.


A equipe da Anvisa também verificou que alguns tripulantes não respeitavam o distanciamento mínimo de dois metros entre as pessoas. A situação foi verificada, por exemplo, na proximidade de marítimos conversando entre uma varanda e outra.


Exigências


Qualquer tripulante, com ou sem sintomas, que tenha necessidade de sair de suas cabines, devem, obrigatoriamente, utilizar máscara cirúrgica descartável. A medida vale para os tripulantes que estão trabalhando no navio e aos que não estão trabalhando, mas que necessitam pegar suprimentos de limpeza e desinfecção de suas próprias cabines.


A Anvisa também reiterou a exigência para que a Costa Cruzeiros apresente uma planta do navio com informações precisas sobre a distribuição dos tripulantes, com destaque na identificação das cabines utilizadas pelos marítimos sintomáticos e pelos assintomáticos. O objetivo é fazer a identificação de possíveis falhas que possam contribuir para a transmissão da doença na embarcação.


A Costa Cruzeiros ainda está obrigada a apresentar todos os dias, até às 21h, os dados de saúde a bordo (Medical Log Book), as atualizações do estado de saúde dos tripulantes  e o registro de medição de temperatura de todos no navio. A aferição deve ser feita duas vezes por dia.


A embarcação também precisa indicar o nome, a localização e o departamento de todos tripulantes que estão realizando atividades a bordo como medição de temperatura, preparação e distribuição de alimentos e o trabalho de limpeza e lavanderia.


Procurada, a Costa Cruzeiros informou que está atuando em cooperação com a Anvisa para planejar o desembarque dos tripulantes de forma segura para o retorno aos seus locais de origem. “Todos os procedimentos de higiene e saneamento a bordo estão de acordo com as últimas diretrizes internacionais e visam preservar a saúde da tripulação. A condição de saúde está constantemente sendo monitorada pelo pessoal médico a bordo, em colaboração com as autoridades sanitárias brasileiras”.


Logo A Tribuna
Newsletter