Anvisa autoriza desembarque de tripulantes de navio australiano no Porto de Santos

Embarcação, que não foi autorizada a atracar em portos argentinos, enviará marítimos de volta a países de origem

Por: Fernanda Balbino  -  03/04/20  -  15:38
Atualizado em 03/04/20 - 15:41
Scenic Eclipse, atracado no porto desde a noite de quinta-feira (2)
Scenic Eclipse, atracado no porto desde a noite de quinta-feira (2)   Foto: Alexsander Ferraz/AT

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o desembarque de 54 tripulantes do navio australiano Scenic Eclipse, que atracou no Porto de Santos na noite de quinta-feira (2). Os marítimos, que não têm sintomas de coronavírus, serão enviados aos países de origem.  


A embarcação chegou com 128 tripulantes a bordo e sem nenhum passageiro, pois não estava operando para viagens desde o início de março. O Scenic Eclipse não tinha escala prevista no cais santista. Mas veio desembarcar seus marítimos, já que não foi autorizado a atracar em portos argentinos.  


De acordo com a Anvisa, a embarcação estava há 26 dias sem parar em nenhum porto e não registrou nenhum caso a bordo de Covid-19. A autorização de atracação foi dada após o órgão  analisar os dados de saúde da tripulação e as informações da equipe médica do navio. 


De acordo com a Portaria 47/2020 da Casa Civil, o desembarque de estrangeiros no Brasil, por via marítima, está proibido. Somente os casos de urgência médica ou de retorno imediato por via área para o país de origem podem ser autorizados. 


O Scenic Eclipse encerrou recentemente uma temporada pela Antártica. O último cruzeiro do navio começou no dia 5 de março, em Ushuaia. De lá, o Eclipse navegou também pela Passagem de Drake, as Ilhas Shetland do Sul e o Canal Lemaire.


Logo A Tribuna
Newsletter