Amarração no Porto de Santos dará desconto

Navios que não utilizarem esse serviço da Autoridade Portuária, terão redução nas tarifas cobradas pela companhia

Por: Fernanda Balbino  -  30/03/21  -  21:42
MP 945 recebeu emendas que mudaram o marco regulatório do setor
MP 945 recebeu emendas que mudaram o marco regulatório do setor   Foto: Carlos Nogueira/AT

A partir da próxima segunda-feira (5), os navios que não forem amarrados ou desamarrados pela Autoridade Portuária de Santos (APS) terão descontos nas tarifas cobradas pela utilização da infraestrutura do Porto. A decisão foi tomada quase um ano depois da decisão da estatal de não realizar mais os serviços. E foi motivada por diversos pedidos de usuários do complexo marítimo. A redução das taxas tem validade de um ano.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Em abril do ano passado, a APS decidiu que a amarração e a desamarração das embarcações que operam no complexo marítimo poderiam ser realizadas, a critério do armador, diretamente pelo terminal portuário. Na ocasião, o Sindicato das Agências de Navegação Marítima do Estado de São Paulo (Sindamar) iniciou uma negociação para a obtenção de descontos na tarifa, diante do aumento das despesas. Depois, o tema também passou a ser discutido pela Associação Comercial de Santos (ACS).


Agora, através de uma portaria, publicada na última sexta-feira, foram concedidos descontos. Os novos valores são definidos com base no comprimento da embarcação em questão. Trata-se de apenas um item da Tabela 1, que inclui os valores pagos pela utilização da infraestrutura do complexo marítimo.


Para as embarcações maiores, que variam entre 250 e 350 metros, por exemplo, o desconto será de R$ 3.001,00 nos valores a serem pagos à Autoridade Portuária.


Logo A Tribuna
Newsletter