Alesp recebe representantes da Cetesb para esclarecimentos sobre cava subaquática

Visita da diretora-presidente e do assistente executivo foi confirmada para a próxima terça-feira (26)

Por: De A Tribuna On-line  -  25/02/19  -  15:00
Alesp recebe representantes da Cetesb para esclarecimentos sobre cava subaquática
Alesp recebe representantes da Cetesb para esclarecimentos sobre cava subaquática   Foto: Divulgação/ VLI

Um requerimento feito pelo deputado estadual Paulo Corrêa Jr (PATRI), solicitando a convocação dos responsáveis por utilizar e fiscalizar a cava subaquática construída pelo Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (Tiplam) - instalação da operadora logística VLI no Porto de Santos - para prestar esclarecimentos, foi aprovado na última semana. Com isso, está confirmada a visita à Assembleia da diretora-presidente Patricia Iglecias e do assistente executivo José Eduardo Bevilacqua, ambos da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), para tirarem todas as dúvidas sobre o assunto, na próxima terça-feira (26), às 14h30.


O requerimento também foi aprovado na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), presidida pelo deputado Roberto Tripoli (PV), junto à Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais, presidida por Corrêa Jr. Ambas as comissões escutarão os esclarecimentos da companhia.


Entenda


Após explanar aos demais parlamentares toda a situação da cava subaquática no Canal de Piaçaguera, em Cubatão, o deputado Evandro Losacco (PSDB) pediu vistas de todos os requerimentos e projetos que compõem a pauta da comissão. Ou seja, o requerimento passará por análise antes de ser levado a votação.


O objetivo do requerimento é convocar a participação da Comissão de Meio-Ambiente da Alesp, e a presença de executivos da Cetesb, um representante da Prefeitura de Cubatão, os presidentes da VLI e da Usiminas, para prestarem esclarecimentos sobre a cava subaquática.


Impasse


A cava subaquática foi construída para a deposição de material dragado do Canal de Piaçaguera. Nesta região, os sedimentos são altamente contaminados por conta de anos de atividade industrial no Polo de Cubatão. Os riscos de uma eventual contaminação voltaram a ser discutidos, após o rompimento da Barragem de Brumadinho (MG), no mês passado. 


A VLI, empresa responsável pelo empreendimento, garante sua segurança. Por outro lado, ambientalistas apontam a insegurança da deposição de material tóxico em cavas e o risco de poluição, além de uma ameaça à pesca artesanal.


A Cetesb, por sua vez, afirma que não há motivos para pânico, porque o processo de aprovação do licenciamento da cava envolveu análises técnicas e foi feito com base na legislação vigente e nas melhores práticas adotadas mundo afora.


Logo A Tribuna
Newsletter