Abaixo-assinado defende combate à pirataria e à falta de segurança para navios e lanchas

Petição visa levar demandas de proprietários de embarcações comerciais e de lazer e usuários dos transportes marítimos ao conhecimento do Governo Federal

Por: De A Tribuna On-line  -  27/07/19  -  01:50
Capitania está com inscrições abertas para habilitação de capitão-amador
Capitania está com inscrições abertas para habilitação de capitão-amador   Foto: Luigi Bongiovanni

Um abaixo-assinado contra a pirataria, ataques de quadrilhas no mar e a falta de segurança nos pontos de fundeio do país foi publicado nesta quinta-feira (25), no site Petição Popular. O texto é direcionado a proprietários e usuários de embarcações que navegam em toda a costa e em rios brasileiros.


A plataforma online é um espaço para que qualquer pessoa divulgue seu pedido a fim de colher um número considerável de assinatura para tornar o documento relevante. Com isso, os responsáveis pela petição pretendem levar o documento ao Governo Federal para exigir a atuação do poder público e o uso do serviço de inteligência no combate à prática criminosa. Até o momento, foram registrados 559 assinantes.


De acordo com a publicação, proprietários e usuários de embarcações relatam que há crescentes piratarias e assaltos tanto nos transportes marítimos que se encontram fundeados, quanto aqueles que estão em curso ao longo da costa brasileira.


Entre os roubos descritos, os autores da petição destacam a tentativa ocorrida nessa quarta-feira (24), em Camamu (BA), na qual o comandante foi ameaçado, amarrado e torturado por piratas. Ainda segundo o texto, outros ataques recentes aconteceram em Ilhabela, no Litoral Norte do estado, e na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro.


Logo A Tribuna
Newsletter