Trump pode usar mecanismos para evitar depoimentos em impeachment

Presidente norte-americano fez reverência a várias outras autoridades que poderiam ser chamadas a testemunhar

Por: Do Estadão Conteúdo  -  11/01/20  -  11:49
Atualizado em 11/01/20 - 12:17
A pesquisa ouviu 1 mil eleitores registrados, entre 26 e 29 de janeiro
A pesquisa ouviu 1 mil eleitores registrados, entre 26 e 29 de janeiro   Foto: NICHOLAS KAMM/AFP

Em entrevista que foi ao ar na noite de sexta-feira (10) ao canal Fox News, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que pode usar mecanismos que protegem o poder executivo para bloquear o testemunho do ex-conselheiro de segurança nacional John Bolton e de outros funcionários do governo no julgamento de impeachment no Senado, se necessário.


Também ontem, a presidente da Câmara, Nancy Pelosi, anunciou que pode "desbloquear" o processo de impeachment e enviá-lo ao Senado na próxima semana.


Trump fez referência a várias outras autoridades que poderiam ser chamadas a testemunhar, incluindo o chefe de gabinete interino da Casa Branca, Mick Mulvaney, o secretário de Estado, Mike Pompeo, e o ex-secretário de Energia, Rick Perry, dizendo que gostaria que eles testemunhassem, mas que não pode permitir por questões de segurança nacional.


Sobre a tensão com o Irã, Trump afirma que o General Qassem Soleimani, morto em um ataque aéreo promovido pelos EUA em Bagdá, no Iraque, planejava atacar quatro embaixadas norte-americanas. "Provavelmente um dos alvos seria a embaixada em Bagdá. Mas eu acho que haveria ataques a quatro embaixadas em países que tiveram bases militares nossas. Poderia ter outros pontos também, mas era iminente", afirmou Trump na entrevista.


Sobre a possível retirada das tropas norte-americanas do Iraque, Trump disse que não vê problemas. Apesar dos pedidos do governo iraquiano para iniciar um plano de retirada, o presidente afirma que "isso é o que eles dizem publicamente. Mas em conversas reservadas, eles dizem outra coisa".


Logo A Tribuna
Newsletter