Theresa May propõe renegociar 'backstop'

Primeira-ministra britânica quer evitar que, após o Brexit, haja uma fronteira física na ilha da Irlanda

Por: France Presse  -  22/01/19  -  17:24
Líder oposicionista Jeremy Corbyn ataca plano de Theresa May
Líder oposicionista Jeremy Corbyn ataca plano de Theresa May   Foto: France Presse

A primeira-ministra britânica, Theresa May, propôs, na segunda-feira (21), voltar a negociar com Bruxelas o polêmico mecanismo para evitar que, após o Brexit, haja uma fronteira física na ilha da Irlanda, o ponto de maior conflito no acordo rejeitado pelo Parlamento britânico.


O chamado “backstop”, um mecanismo projetado para impedir o restabelecimento de uma fronteira entre a Irlanda, país-membro da UE, e a província britânica da Irlanda do Norte, foi responsável pelo fracasso retumbante de May ante o Parlamento na última semana.


Menos de uma semana mais tarde, a líder conservadora voltou aos deputados com uma nova proposta que consistia em encontrar uma solução para a questão irlandesa que fosse aceitável para a maioria.


“Esta semana, vou continuar discutindo com meus colegas (...) para ver como poderemos cumprir nossas obrigações com os cidadãos da Irlanda do Norte e Irlanda de forma a obter o maior apoio possível na Câmara. E depois, levarei as conclusões desses debates à UE”, anunciou ao apresentar seu novo plano ante o Parlamento.


Os deputados rejeitaram, na terça-feira, por esmagadora maioria, o acordo que May negociou por um ano e meio com Bruxelas: 432 votaram contra – incluindo 118 rebeldes conservadores – e apenas 202 a favor.


Logo A Tribuna
Newsletter