Tenente Coimbra exalta decisão do MEC de criar colégios militares no país

Determinação do Ministério da Educação prevê a criação de ao menos uma nova unidade em cada estado até o fim do ano

Por: De A Tribuna On-line  -  14/07/19  -  12:03
Movimento foi idealizado pelo deputado estadual Tenente Coimbra (PSL)
Movimento foi idealizado pelo deputado estadual Tenente Coimbra (PSL)   Foto: Silvio Luiz/AT

O Ministério da Educação (MEC) determinou a criação de 108 colégios militares em todo o país até 2023. A medida foi anunciada na quinta-feira (11) e prevê a implantação de, ao menos, uma nova unidade em cada estado até o fim do ano.


A ação está prevista no Compromisso Nacional pela Educação Básica do Governo Federal. O deputado estadual Matheus Coimbra Martins de Aguiar, o Tenente Coimbra (PSL), presidente da Frente Parlamentar pelos Colégios Militares no Estado de São Paulo, exaltou a decisão do MEC, favorável à proposta da Frente, apresentada na Assembleia Legislativa (Alesp).


“Fico muito feliz pelo compromisso do Ministério da Educação. Como militar e presidente da Frente Parlamentar pelos colégios militares, estudaremos a melhor forma de implementação do modelo em São Paulo”, disse o deputado.


As reuniões para debater o assunto começam neste segundo semestre. “A ideia é discutir a implantação do modelo, que é reconhecido por sua excelência de ensino, com os municípios de São Paulo. E implantar esses modelos em unidades que têm baixo Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica], ou estão em locais de vulnerabilidade social”, explica Coimbra.


Colégios militares


As escolas cívico-militares são instituições que contam com militares da reserva atuando na administração e no sistema de disciplina. Nessas instituições, a qualidade do ensino é comprovada em notas obtidas no Ideb. A média de notas nos colégios militares é 6,99, contra 4,94 em instituições tradicionais.


O MEC criou a Subsecretaria de Fomento às Escolas Cívico-Militares. Essa foi uma das promessas de campanha do presidente Jair Bolsonaro. O objetivo é implementar o modelo em 27 escolas por ano, uma por unidade da Federação. No primeiro ano, a expectativa é atender 108 mil alunos. O ministério pretende, ainda, fortalecer 28 escolas cívico-militares por ano, uma meta global de 112 escolas até 2023, atendendo a aproximadamente 112 mil estudantes.


Logo A Tribuna
Newsletter