Operação contra desvios do fundo partidário da PF mira em Luciano Bivar

Segundo as investigações, há indícios de que os recursos destinados às candidaturas de mulheres foram usados "de forma fictícia"

Por: Do Estadão Conteúdo  -  15/10/19  -  15:19
Luciano Bivar foi indiciado pela Polícia Federal nesta sexta-feira (29)
Luciano Bivar foi indiciado pela Polícia Federal nesta sexta-feira (29)   Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta terça-feira (15), a Operação Guinhol para apurar supostas fraudes na aplicação de recursos destinados a candidaturas femininas em Pernambuco. O deputado federal Luciano Bivar (PSL-PE), presidente do PSL, está entre os alvos da ação, que cumpre nove mandados de busca expedidos pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE).


Segundo a PF, há indícios de que os recursos destinados às candidaturas de mulheres foram usados "de forma fictícia" e "desviados para livre aplicação do partido e de seus gestores".


A corporação apontou que a operação tem como base um inquérito policial instaurado a pedido do TRE-PE para apurar a possível prática de omissão de declarações para fins eleitorais, apropriação de recursos destinados ao financiamento eleitoral (artigos 350 e 354-A da Lei 4737/65) e associação criminosa (art 288 do Código Penal).


"Representantes locais de partido político teriam ocultado/disfarçado/omitido movimentações de recursos financeiros oriundos do fundo partidário, especialmente os destinados às candidaturas de mulheres", diz a PF.


A Polícia Federal informou que o nome da operação, Guinhol, faz referência a um marionete, "diante da possibilidade de candidatas terem sido utilizadas exclusivamente para movimentar transações financeiras escusas".


Situação 'fora de contexto', afirma defesa de Bivar e do PSL sobre ações da PF


A defesa do presidente do PSL, deputado Luciano Bivar (PE), e do partido em Pernambuco se manifestou sobre o mandado de busca e apreensão deflagrado nesta terça-feira, em um dos endereços do parlamentar e afirma que "vê a situação fora de contexto".


Na nota, divulgada pela assessoria de Bivar, o Escritório de Ademar Rigueira, que responde pela defesa do deputado e do PSL em Pernambuco, "enfatiza que o inquérito já se estende há 10 meses, já foram ouvidas diversas testemunhas e não há indícios de fraude no processo eleitoral". Para a defesa, a "busca é uma inversão da lógica da investigação, vista com muita estranheza pelo Escritório, principalmente por se estar vivenciando um momento de turbulência política".


Logo A Tribuna
Newsletter