Major Olímpio fala sobre reforma tributária e rompimento com Jair Bolsonaro

Senador do PSL foi o convidado do programa "Sem Censura" desta terça-feira

Por: Por ATribuna.com.br  -  18/08/20  -  21:45
Atualizado em 18/08/20 - 21:46
Senador falou sobre questões políticas e sobre a reforma tributária
Senador falou sobre questões políticas e sobre a reforma tributária   Foto: Reprodução

O senador Major Olímpio (PSL-SP) foi o convidado desta terça-feira (18) do programa "Sem Censura", na programação de lives desta semana do Grupo Tribuna. Por cerca de uma hora, o parlamentar respondeu a questionamentos de Arminda Augusto, editora do jornal A Tribuna, dos repórteres de ATribuna.com.br Bruno Gutierrez e Eduardo Brandão, além de comentários de internautas.


Sub-relator da comissão mista do Congresso Nacional que trata da reforma tributária, Major Olímpio disse não acreditar que o projeto será votado ainda este ano, como deseja o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).


"Eu dúvido. O Maia quer votar a reforma tributária, desde que seja a PEC 45 da Câmara dos Deputados. E a PEC 45 tem alguns problemas. Por exemplo, para a área de serviço, a majoração de tributos é enorme e a área de serviços corresponde, no Brasil, a 62% de tudo é produzido no PIB, além de ser a área que mais emprega. A PEC também cria o imposto de valor agregado, que diz que teremos uma alíquota de 25%. Desses 25%, 13,8% para a União, 9,2% para o Estado e 2% para os municípios. Todos os estudiosos tributaristas estão dizendo que a conta não fecha, vai passar de 30% essa alíquota e será o maior imposto do mundo. Então, tem que amadurecer".


O senador também falou sobre o rompimento com o presidente da República Jair Bolsonaro. "Me elegi na carona do Bolsonaro. Bolsonaro sofreu um atentado e eu montei, sozinho, a chapa aqui no estado de São Paulo, onde ele fez 12 milhões de votos. Eu sou agradecido, mas eu não tenho nem que concordar ou que praticar os crimes que ele e os filhos, por exemplo, estão praticando. O presidente rompeu comigo muito rapidamente porque eu encabeçava a CPI da Lava Toga e pedi o impeachment do presidente do STF por causa do inquérito das fake news. O Bolsonaro veio para cima de mim me arrebentando porque ele tem um acordo com o Toffoli para a proteção de filhos e dele mesmo".


A entrevista completa com o Major Olímpio você acompanha no vídeo:


AO VIVO 🚨 O Sem Censura desta terça (18) é com o líder do PSL no Senado, Major Olímpio. Deixe sua pergunta e participe com a gente!


Logo A Tribuna
Newsletter