Ex-diretor do Santos assume cargo na Secretaria Especial do Esporte do Governo Federal

Dagoberto dos Santos é o novo diretor de Futebol Profissional da Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor (SNFDT)

Por: De A Tribuna On-line  -  19/06/19  -  15:04
Dagoberto dos Santos fez parte das gestões Marcelo Teixeira e Modesto Roma Jr. no Santos
Dagoberto dos Santos fez parte das gestões Marcelo Teixeira e Modesto Roma Jr. no Santos   Foto: Abelardo Mendes Jr/ Ministério da Cidadania

Ex-superintendente do Santos Futebol Clube,Dagoberto dos Santos assumiu um cargo dentro daSecretaria Especial do Esporte do Governo Federal. Ele foi empossado, nesta terça-feira (18), como diretor de Futebol Profissional da Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor (SNFDT).


O cargo tem como objetivo o desenvolvimento e promoção do futebol. À frente da função, o diretorterá, como principal meta, o fortalecimento da modalidade como produto cultural, tornando-o mais representativo dentro da indústria de entretenimento brasileira.


Dagoberto citou ainda a revisão e atualização do marco regulatório da categoria, o estreitamento da relação do Governo com os diversos setores deste segmento e a consolidação da indústria do futebol como produto nacional.


"Nossa ideia é implementar soluções sustentáveis para o futebol profissional, analisar a necessidade de uma legislação específica para a modalidade e iniciar um programa de valorização de todos os profissionais que atuam neste meio, do atleta até o dirigente. Com isso, buscamos a melhoria do espetáculo esportivo e a permanência dos nossos craques por mais tempo nos clubes brasileiros", destacou o novo diretor.


Graduado em Administração de Empresas e com especialização em Administração Esportiva pela Fundação Getúlio Vargas, Dagoberto dos Santos foi professor de cursos de graduação e especialização em Gestão do Futebol.


Iniciou a carreira profissional do Exército. Após concluir o Curso de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR), permaneceu mais quatro anos na instituição como segundo tenente. Após a experiência militar, desenvolveu carreira executiva em instituições financeiras internacionais. Há cerca de 20 anos se dedica a gestão esportiva de entidades de prática e de administração.


Esta não é a primeira vez que Dagoberto assumirá um cargo dentro Governo Federal. Entre 2003 e 2006, o executivo atuou como membro nomeado da Comissão de Futebol e Marketing Desportivo, do então Ministério do Esporte. Durante este período, contribuiu para o aperfeiçoamento da Lei Pelé e a criação da Timemania, loteria criada para equacionar os débitos de tributos federais dos clubes brasileiros.


Experiência no futebol


De 2001 a 2008, Dagoberto foi executivo do Santos Futebol Clube, tendo papel na reestruturação geral e profissionalização do clube, com destaque para as áreas de administração, finanças e marketing. Durante este período, marcado pela "geração Diego e Robinho", o Alvinegro construiu novos centros de treinamento, modernizou a Vila Belmiro e investiu na categoria de base.


Entre 2008 e 2011, o administrador ocupou o cargo de Secretário Executivo da União dos Grandes Clubes do Futebol Brasileiro, o Clube dos Treze, onde atuou na interlocução junto ao Congresso Nacional para aprovação de alterações legislativas relevantes para o aperfeiçoamento da Lei Pelé.


Ainda em 2011, foi contratado como CEO do Clube Athletico Paranaense, onde permaneceu até 2013. Neste período, também acumulou a posição de diretor de futebol e conduziu o processo de transição que culminou com a classificação do time para a Série A do Campeonato Brasileiro e o retorno da equipe à Copa Libertadores da América. Também participou da modernização da Arena da Baixada para a Copa do Mundo de 2014.


De volta ao Santos em 2015, o dirigente atuou como superintendente de esportes, onde liderou o projeto de reestruturação e padronização de todas as categorias do clube, da base até o profissional. Durante o período, o Peixe conquistou dois Campeonatos Paulista, um vice-campeonato da Copa do Brasil, e um vice do Campeonato Brasileiro.


Logo A Tribuna
Newsletter