Cubatão, Guarujá e PG definem ‘salários congelados’ de prefeitos e vereadores em 2021

Lei federal que limita gastos durante pandemia é justificativa para reajuste zero aos próximos representantes populares no Executivo e Legislativo

Por: Por ATribuna.com.br  -  12/11/20  -  20:17
  Foto: Mariane Rossi/G1

Os prefeitos e vereadores a serem eleitos a partir de 15 de novembro, quando será realizado o primeiro turno, vão receber idêntico subsídios dos atuais ocupantes dos cargos em Cubatão, Praia Grande e Guarujá. Os vereadores destes municípios começam a debater projeto de lei que fixa os subsídios do primeiro escalão das administrações.   


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em dezenas de lojas, restaurantes e serviços! 


Por lei, o reajuste do primeiro escalão do Executivo e dos representantes do Legislativos deve ser fixado num período anterior ao futuro mandato. Essas propostas são, geralmente, de autoria da Mesa Diretora da Casa e votadas no final do quatro ano de mandato. Ocasião que indicam os valores dos subsídios a serem pagos com recursos públicos aos políticos eleitos e secretários indicados pelos prefeitos. 


As propostas em debates seguem texto de igual teor aprovado, na semana passada e em primeiro turno, pelos vereadores de Santos. As regras estão em harmoniza com a lei complementar 173 (maio de 2020), que estabeleceu ações de enfrentamento à Covid-19. A medida veta o reajuste no vencimento dos serviços públicos enquanto durar a pandemia. 


De acordo com o presidente da Câmara de Guarujá, Edilson Dias, o entendimento da Casa “é que os valores devam se manter nos mesmos patamares, na próxima legislatura”. Segundo ele, a decisão de manter os subsídios congelados foi tomada, ainda no início da pandemia, em comum acordo entre os vereadores.  


“Em março, anunciamos o congelamento dos salários de todos os assessores e cargos comissionados e demos apenas a correção da inflação aos servidores concursados. Era um compromisso nosso fazer o mesmo em relação aos nossos subsídios que, aliás, se mantém no mesmo valor desde 2013, e aos subsídios do primeiro escalão da Prefeitura”, afirma. 


Já a Câmara de Cubatão afirma ter iniciado os debates para a correção dos subsídios dos vereadores. Por meio de Projeto de Resolução (n° 2/2020), o valor fixado será o mesmo da atual legislatura. “Quanto aos subsídios relacionados ao Poder Executivo, ainda não existe uma previsão para votação”, informa a assessoria de imprensa do Legislativo cubatense. 


Praia Grande também não pretende aprovar reajuste no subsídio dos vereadores para a próxima legislatura. Assim, os vencimentos mensais ficam congelados em R$ 10.128,90. 


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter